OS PRIMÓRDIOS
No Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, edição de setembro/outubro de 2.003 à página 5 encontramos matéria do Reverendo Matheus Benevenuto Júnior, Ministro jubilado da Igreja Presbiteriana do Brasil e Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana de Sorocaba. Nela, o autor nos traz importantes informações sobre o início do presbiterianismo em Sorocaba.

Quem instalou esse depósito de Bíblias foi Simonton (sobre o qual já discorremos em outra secção). Este teria sido atraído à Sorocaba por três motivos básicos: 1 – Pelo espírito liberal aqui reinante; 2 – pela feira de muares; 3 – Por residir em Sorocaba um compatriota de Simonton, o médico Dr. Reinhardt, que cuidava dos trabalhadores da real fábrica de ferro de Ipanema.
Pouco tempo depois, além de Bertoldo havia mais dois colportores de bíblias. Continuando em sua narrativa, o articulista afirma que o depósito de Bíblias foi muito importante para a preparação e abertura do caminho para os pregadores presbiterianos que viriam depois. As notícias a respeito desse depósito de Bíblias eram veiculadas no jornal presbiteriano, à época, com o nome “Imprensa Evangélica”.
Nessa época, os pastores partiam de Sorocaba e chegavam até Faxina, atual Itapeva, levando as boas novas do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Retornando ao já mencionado depósito de Bíblias, o Reverendo Matheus informa que Conceição, quando ainda padre, pregou nesse local, situado em frente ao Mosteiro de São Bento, hoje Banco Mercantil do Brasil. Conta que ali pregou também o Reverendo Alexandre Latimer Blakford, cunhado de Simonton.
De 1.861 a 1.869 um grupo de pessoas foi instruído nas doutrinas presbiterianas, de maneira que a 1º de setembro de 1.869 cinco pessoas foram batizadas e participaram da Santa Ceia. Nessa data, Blackford organizou a Igreja Presbiteriana de Sorocaba, a quarta comunidade presbiteriana do interior.
De 1.861 a 1.869 um grupo de pessoas foi instruído nas doutrinas presbiterianas, de maneira que a 1º de setembro de 1.869 cinco pessoas foram batizadas e participaram da Santa Ceia. Nessa data, Blackford organizou a Igreja Presbiteriana de Sorocaba, a quarta comunidade presbiteriana do interior.

Em 1.876 veio pastorear a I.P. de Sorocaba o Reverendo Antonio Pedro Cerqueira Leite, o qual, de acordo com o que informa o historiador sorocabano Aluísio de Almeida, era homem muito culto. Além de exercer seu pastorado, o Reverendo Antonio Pedro manteve importante escola na cidade. Com a vinda desse pastor, encerrou-se o período missionário.
Desde 1.876 os pastores foram brasileiros. Foi no pastorado do Reverendo Antonio Pedro que teve início a construção do primeiro templo presbiteriano do interior paulista, situado á Rua Nogueira Martins. Ele passou a ser usado em 1.882 e foi inaugurado oficialmente em 1.886.
Assim se expressa o Reverendo Benevenuto: Agora a comunidade presbiteriana estava firmada em Sorocaba e foram colunas do presbiterianismo em seus primórdios as famílias: Campos, Arruda, Aguiar e Pacheco e que até hoje encontramos descendentes dessas famílias na Igreja Presbiteriana e em quase todas as Igrejas Evangélicas mais antigas em Sorocaba.
Para encerrar essa fase tão importante do presbiterianismo em Sorocaba, o historiador menciona o pastorado do Reverendo João Ribeiro de Carvalho Braga. Esse pastor formou com o Coronel Vergueiro, figura histórica da cidade, uma comissão para socorrer as vítimas da febre amarela que grassava na época. Era ele Presidente da Assembleia Nacional da Igreja Presbiteriana quando, em 1.903, aconteceu o cisma, surgindo a Igreja Presbiteriana Independente. Ele foi Intendente, que correspondia ao cargo de prefeito e sua foto consta da galeria dos prefeitos no Paço Municipal. Aqui encerra sua descrição o Reverendo MatheusA EXPANSÃO

A partir daí,com a pregação do Evangelho, surgiram pontos de pregação, os quais se transformaram em congregações e posteriormente em Igrejas, tais como as Igrejas Presbiterianas de Votorantim, Filadélfia (resultado de uma cisão na igreja mãe),Araçoiaba da Serra, Bairro da Ilha, Piedade, Jurupará, Vila Hortência, Barcelona e outras, isto na cidade de Sorocaba e região, fazendo exceção aqui, àquelas que surgiram como "filhas" da Igreja Presbiteriana Filadélfia, organizada em 1948.
A partir da IP Filadélfia, nasceram as congregações em Alumínio, Mairinque, Canguera, São Roque e Vargem Grande Paulista.
Em 1965, com a organização da IP de Alumínio, as congregações passaram a pertencer a essa igreja, devendo destacar que a antiga congregação em Mairinque se desfez em em pouco tempo, vindo a ser organizada novamente em outro local e com novas lideranças em 15-12-1985.
Em 1999, foi organizado o Presbitério Leste Sorocabano, que como o próprio nome sugere, ficou com a jurisdição das igrejas à leste de Sorocaba e algumas dentro da própria cidade.
No início deste ano foi organizado o Presbitério Metropolitano, sobre o qual ainda não consegui os dados para acrescentar nas postagens no Blog do Ribeiro..
Para maiores informações e obtenção de fotos, os links são estes:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com/2015/01/o-presbiterianismo-em-sorocaba-e-regiao_21.html
http://wilson-ribeiro.blogspot.com/2015/01/o-presbiterianismo-em-sorocaba-e-regiao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário