quarta-feira, 31 de julho de 2019

ADELINA (Dra.) UMA BATALHADORA QUE VENCEU NA VIDA


APRESENTAÇÃO

Nascido na área rural no interior paulista, tive muitas dificuldades para estudar. Mas para ser sucinto, venci todas as etapas e em 1973, já casado e com três filhos, formei-me em Pedagogia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, atualmente UNISO.
Em 1975 no município de Mairinque foi criada a Escola Municipal de Ensino Supletivo, a qual atendia em dois locais: Mairinque e o Distrito de Alumínio.
Atuei até 1.985, quando pedi para sair, pois não conseguia mais, por questões de saúde, trabalhar durante o dia na Cia. Brasileira de Alumínio e lecionar à noite, acrescentando que além do Supletivo, lecionava também no Sistema Educacional Barão em São Roque.
Nessa altura dos acontecimentos, tínhamos quatro filhos e minha esposa sra. Claudineide também, como eu, com muita garra se tornara professora de Português em 1982 e estava lecionando em escolas estaduais.

Mas devo dizer que não é para falar de mim que estou fazendo este trabalho e sim de uma das minhas alunas que frequentou o Supletivo  e venceu pela sua garra e persistência. 

Histórias parecidas, não é mesmo? Deixemos que ela mesma detalhe suas lutas e sua grande vitória.

FALA DOUTORA ADELINA:

"Vou resumir minha vida: vim de uma família paupérrima, meu pai teve sete filhos e trabalhava como lavrador em Pilar do Sul, onde morei até os dez anos.
Vim para Sorocaba para trabalhar como doméstica, morando na cada dos patrões. Desde que aprendi ler,amei e lia de tudo.
Terminei o antigo grupo escolar no GE Antonio Padilha e fiz a quinta série no GE Visconde de Porto Seguro. Sonhava estudar,mas não tinha condições.Ainda com 14 anos fui para Mairinque por ordem do meu pai,ajudar minha cunhada pois tinha um irmão que trabalhava na CBA,e na ocasião ela estava doente.
Quando minha cunhada estava bem de saúde, como sempre fui muito falante, fiz amizades e uma moça que trabalhava na FEPASA, me ofereceu para conhecer uma família que tinha uma loja e precisava de uma funcionária.
Fui apresentada à família Fabri /Garcia e graças a eles tive a oportunidade de concluir o ginasial na Escola Municipal de Ensino Supletivo de Mairinque.
Tal curso funcionou na Escola Estadual  Prof. Manoel Martins Villaça e entre os professores que tive estava o Sr. Wilson do Carmo Ribeiro, hoje meu amigo nas rede sociais.
Graças a oportunidade que me ofereceram fui sócia da Sociedade Recreativa Mairinque, que tinha uma biblioteca, onde pude ler praticamente todas as obras de literatura.
Formada no Supletivo ( tenho guardado o convite ) da formatura, fui incentivada pela  dona Yolanda a continuar meus estudos.Nessa oportunidade meus pais já moravam em Sorocaba, onde vim morar e trabalhar na São Paulo Alpargatas.
Estudei e concluí o colegial no na EE Prof. Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão), tudo com muito sacrifício.
Confesso que passava fome, pois saia de casa às cinco horas da manhã, trabalhava na primeira turma e ia direto à escola. Meu sonho era ser professora de Português/Inglês, e ao mesmo tempo presenciava muitas injustiças no meu trabalho, o que me levou a prestar o vestibular na Faculdade de Educação Física e na Faculdade de Direito, ambas em Sorocaba.
Não tinha muita esperança de ser aprovada, pois naquela época,, estudar na Faculdade de Direito era só para "filhinhos" da alta sociedade.
Mas com muita fé, fui aprovada nas duas faculdades, e optei por Direito, pois a empresa na qual eu trabalhava  mudou-me  para segunda turma e aí comecei meu curso no horário da manhã.
Cumpre lembrar que era a única operária fazendo faculdade. Fui muito discriminada, mas nada me abalou. No terceiro ano ,fui convidada para lecionar História em Votorantim, cobrindo férias e licença prêmio da titular. Encarei o desafio e em seguida comecei a estagiar no escritório dos advogados Dr. Marinho Marte, e Dr. Ubiratan, este, atualmente aposentado como Fiscal do Trabalho.
 Aprendi muito com eles, a quem sou eternamente grata.Terminei o curso no período noturno e passei no primeiro exame que prestei na OAB/SP.
Comecei a advogar na área trabalhista, pagando aluguel na Rua Saldanha Marinho, mas o Senhor nunca me desamparou. Consegui fazer defesas para várias Empresas e resolvi estudar para concurso público.
Prestei o concurso para Procuradora Jurídica da Prefeitura Municipal de Votorantim, e passei em primeiro lugar. Fui chamada, tomei posse e fui efetivada, onde permaneci por 28 anos.
Como nunca fui política, me aposentei como Procuradora em abril de 2018.
Amo minha profissão e adoro viajar, mas não me casei.
Meus pais faleceram, mas  graças a Deus pude oferecer a eles todo conforto necessário.
Posso dizer com orgulho, “VENCI”  pois tenho minha casa , meu salário, viajo bastante e concluí o Curso de Teologia, pois amo ler e não conseguia ler a Bíblia .
Eis um resumo da minha vida.Sou feliz pois consegui lutar e vencer."

FOTOS ILUSTRATIVAS


Pilar do Sul, SP, de onde veio para ...

Mairinque, SP, onde estudou no Supletivo

Que funcionava na EE Prof. 
Manoel Martins Villaça

Mudou-se para Sorocaba, SP, onde trabalhou
numa indústria e tornou-se, bacharel em Direito
na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI)

Prestou concurso público e foi empossada no
cargo de Procuradora na Prefeitura
Municipal de Votorantim, SP. onde
foi aposentada após 28 anos de trabalho.

CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil, frequentando atualmente a Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com






Um comentário:

  1. Pois bem, tomo a liberdade de comentar, pois, foi com a incentivo da Dra Adelina que resolvi prestar vestibular na FADI e em 1986 me formei e com muita alegria fui eleito para proferir a oratória da turma, nunca me esqueci que a minha madrinha nessa ideia foi a nossa querida Adelina

    ResponderExcluir

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...