APRESENTAÇÃO
Vi a imagem de Silvio Santos pela primeira vez em 1969, quando comprei meu primeiro televisor, uma Admiral 14 polegadas.
Silvio trabalhava na TV Paulista canal 5, que depois
viria a ser comprada pela TV Globo. Então Silvio adquiriu a TV Tupi canal 4,
alterando o nome inicialmente para TVS e depois para SBT.
Silvio sempre trabalhou visando o público feminino, uma
das razões de seus longos anos de sucesso
A seguir transcrevo a saga desse homem que é um dos
maiores comunicadores da TV brasileira, que mesmo com mais de 80 anos de idade,
continua trabalhando e tendo a companhia de pessoas da família no comando ou
participando de seus programas.
A HISTÓRIA DO CAMELÔ QUE SE TORNOU BILIONÁRIO
“Qual brasileiro nunca ouviu falar de Silvio
Santos? Um dos rostos mais conhecidos do país, o carismático apresentador é tão
popular que já esteve prestes a se candidatar à presidência. A simpatia, no
entanto, está longe de ser o único trunfo de um dos homens mais ricos do
Brasil. Por trás do sorriso que alegra as tardes de domingo de milhões de
brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que
soube, como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de
comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do
SBT.
Filho de dois imigrantes judeus nascidos no
antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à
Grécia, enquanto sua mãe, Rebecca, era de uma cidade que atualmente fica na
Turquia), Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 12 de
dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
Ele tinha cinco irmãos,
mas era com Leon, seu irmão mais novo, que ele se dava melhor e sempre arrumava
um jeito de ir de graça às sessões de cinema na Cinelândia. Durante as eleições
de 1946, Silvio, então com 14 anos, viu um homem que vendia capinhas de
plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro, e teve seu
primeiro gesto como empreendedor ao decidir fazer o mesmo. Como a repressão da
polícia ao comércio ambulante era grande, ele e Leon vendiam seus produtos na
rua por apenas 45 minutos por dia, que era o tempo de almoço dos guardas.
Das ruas para o rádio
O potencial da voz de Silvio logo chamou a atenção nas ruas do Rio, e ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara. Passou em primeiro lugar, superando nomes como Chico Anysio, mas logo voltou a trabalhar como ambulante, onde faturava mais. Aos 18 anos, ele foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de Paraquedistas, onde chegou a realizar alguns saltos. Como a carreira de camelô era incompatível com a de militar, ele voltou a trabalhar como locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra.
O potencial da voz de Silvio logo chamou a atenção nas ruas do Rio, e ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara. Passou em primeiro lugar, superando nomes como Chico Anysio, mas logo voltou a trabalhar como ambulante, onde faturava mais. Aos 18 anos, ele foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de Paraquedistas, onde chegou a realizar alguns saltos. Como a carreira de camelô era incompatível com a de militar, ele voltou a trabalhar como locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra.
Para ir trabalhar em
Niterói, Silvio pegava todos os dias a barca que cruza a Baía de Guanabara, e
em uma das viagens ele teve a ideia de montar um serviço de alto-falantes no
transporte, que até então era silencioso. Nos intervalos entre uma música e
outra, ele fazia propagandas de alguns produtos. A iniciativa fez tanto sucesso
que algumas barcas passaram a contar com um bar e um bingo. Ao comprar uma
bebida ou refrigerante, o consumidor ganhava uma cartela de bingo para
concorrer a prêmios como jarras e quadros. A ideia veio de Silvio, é claro.
Aos 20 anos, o jovem
radialista decidiu tentar a vida em São Paulo, onde apresentava espetáculos e
sorteios em caravanas de artistas. Nesta época, acabou se formando como técnico
em contabilidade, mas decidiu seguir na carreira artística, conseguindo uma
nova vaga como locutor de rádio da Rádio Nacional de São Paulo. Para
incrementar a renda, ele criou uma revista chamada “Brincadeiras para Você”,
que trazia palavras cruzadas, passatempos e charadas, e era vendida por ele nos
comércios da cidade.
Baú de oportunidades
Baú de oportunidades
O talento para os negócios abriu as portas para o empreendimento que transformaria Silvio em bilionário. Em 1958, seu amigo e também radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo. O Baú da Felicidade era um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos na época do Natal. Nóbrega havia vendido muitos carnês, mas estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda de Silvio para resolver a situação antes de fechar a empresa. Acontece que Silvio Santos viu no Baú da Felicidade uma grande oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Era o início do que em 1962 viria a se tornar o Grupo Silvio Santos.
O talento para os negócios abriu as portas para o empreendimento que transformaria Silvio em bilionário. Em 1958, seu amigo e também radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo. O Baú da Felicidade era um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos na época do Natal. Nóbrega havia vendido muitos carnês, mas estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda de Silvio para resolver a situação antes de fechar a empresa. Acontece que Silvio Santos viu no Baú da Felicidade uma grande oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Era o início do que em 1962 viria a se tornar o Grupo Silvio Santos.
O apresentador manteve o sistema de
crediário, mas expandiu o negócio, criando lojas em que as pessoas poderiam
trocar os carnês quitados tanto por brinquedos quanto eletrodomésticos. Além
disso, em 1961 Silvio Santos estreou seu primeiro programa na TV, chamado
“Vamos Brincar de Forca” – que mais tarde se tornaria o “Programa Silvio
Santos” –, onde passou a fazer propaganda do Baú da Felicidade.
Com o tempo, o Baú passou a
distribuir não só brinquedos e eletrodomésticos, mas uma enorme gama de
produtos, incluindo carros e casas. E para suprir as demandas do
empreendimento, Silvio criou empresas nas mais variadas áreas. Entre 1965 e
1975 ele fundou ou comprou mais de dez empreendimentos – como a Baú
Construtora, a concessionária Vimave e a Marca Filmes – que em 1972 passaram a
ser administradas pela holding Silvio Santos S/A.
O coração do Grupo Silvio Santos, no
entanto, era sua divisão financeira. No cenário de inflação alta do fim dos
anos 1960, o empresário e apresentador se deu conta de que era preciso aplicar
o dinheiro das prestações do carnê do Baú para que esse capital não se
desvalorizasse até o fim do ano. Assim, em 1969 ele fundou a Baú Financeira,
embrião do que, 21 anos depois, se transformaria no Banco PanAmericano. Em
1975, a divisão financeira do Grupo Silvio Santos ganharia ainda o reforço da
Liderança Capitalização, que em 1991 passou a comercializar a TeleSena.
Surge o SBT
Apresentador e empresário de sucesso, na década de 1970 Silvio Santos começou a pensar em ter sua própria emissora de TV. O sonho foi concretizado em 1975, quando venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. A emissora, chamada TVS, começou a operar com mais de 13 mil funcionários e contou com um investimento inicial de US$ 10 milhões.
Apresentador e empresário de sucesso, na década de 1970 Silvio Santos começou a pensar em ter sua própria emissora de TV. O sonho foi concretizado em 1975, quando venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. A emissora, chamada TVS, começou a operar com mais de 13 mil funcionários e contou com um investimento inicial de US$ 10 milhões.
Em 1981, Silvio ganhou a concessão de
mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de
Televisão, ou SBT. Toda sua popularidade à frente das câmeras rendeu,
inclusive, convites para que ele entrasse no mundo da política, o que quase
aconteceu nas eleições presidenciais de 1989. Ele chegou a lançar campanha na
televisão, mas a candidatura acabou barrada na Justiça sob a alegação de que ele
era dono de uma concessionária de TV.
Ao longo das décadas de 1980 e 1990,
Silvio se dedicou especialmente à consolidação e expansão do SBT, mas nos anos
2000 voltou a se aventurar em novas áreas. Em 2006 fundou a Jequiti cosméticos
e, em 2007, inaugurou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá.
Depois de cinco décadas de
prosperidade, no entanto, o Grupo Silvio Santos passou por uma situação
delicada no começo desta década. No final de 2010 foi descoberto um rombo de R$
4,3 bilhões no Banco PanAmericano, o que levou o empresário a cogitar vender
todo o seu império e ir morar nos Estados Unidos. Porém, resolveu empenhar
várias de suas empresas para quitar a dívida e apostou suas fichas na Jequiti,
que vem crescendo cerca de 20% ao ano, o dobro da taxa registrada pelo setor de
cosméticos. Passados quatro anos da crise, o Grupo Silvio Santos segue firme
graças ao talento para os negócios de seu proprietário, tendo faturado US$ 5,9
bilhões em 2013, com um lucro de US$ 800 mil.
Fonte: https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/de-camelo-a-bilionario-conheca-trajetoria-de-silvio-santos,f79e6b9dcf37a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
GALERIA DE FOTOS
GALERIA DE FOTOS
Antigos estúdios do SBT
Logotipo da TVS
SBT atual Anhaguera
Roque, o mais antigo funcionário
Fonte: Internet
CONCLUSÃO
Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.
Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.