sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SÃO MIGUEL ARCANJO, SP - HISTÓRIA ILUSTRADA DO MUNICÍPIO

APRESENTAÇÃO

Conheci a cidade de São Miguel Arcanjo no início da década de 1970, participando de um intercâmbio entre a Igreja Presbiteriana de Alumínio e a Igreja Presbiteriana Independente local.
Estive outra vez na cidade, numa festa realizada pela família do Sr. José Ramos (esposa dona Josefa), que tem vários descendentes laborando nas cidades de Alumínio e Mairinque, localizadas entre Sorocaba e São Roque, onde morei e trabalhei durante trinta e cinco anos e tive a grata satisfação de conviver com esse povo amável e operoso.

Também de São Miguel Arcanjo, migrou para Alumínio o Sr. Antonio Francisco Ramos com sua esposa dona Maria Fidelis e os filhos, Valdir, Vanderli e Elisete. Enquanto ele desenvolveu operosa carreira na Cia. Brasileira de Alumínio, os dois filhos preferiram trabalhar no setor de transporte de cargas com seus caminhões.
O Sr. Ramos foi diácono e posteriormente presbítero na Igreja Presbiteriana de Alumínio, sendo homem muito respeitado por sua moralidade, inteligência e capacidade laboral.


ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Poder Executivo

Paço Municipal

Tsuosihi José Kodawara
Prefeito

Carlos L. Arantes Barbosa
Vice-Prefeito


    
Poder Legislativo
(Vereadores)

Câmara Municipal

Chico Professor

Cid do Gás

Claudinho

Eliana Psicóloga

Elias da Ambulância

Juninho Silva

Marcelo da Vila Nova

Marquinho Paraná

Miguel do Posto

Paulo Oreia

Toninho Fiscal


  HISTÓRIA

Em meados do século XIX, povoadores fixaram-se ao longo da estrada de ligação entre Sorocaba e o Sul do País, formando novas fazendas dedicadas a culturas diversas. Nessa época, ao sul de Itapetininga, um de seus povoadores, o Tenente Urias Emígdio Nogueira de Barros, juntamente com parentes e amigos concentrados numa extensa área, formou o antigo bairro fazenda Velha.  
Segundo informações, Maximina Ubaldina Nogueira Terra, filha do Tenente Urias, em homenagem ao seu marido falecido, Miguel dos Santos Terra, doou à igreja, terras para construção da capela, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, daí derivando o nome do povoado que se formou em torno da ermida. Foi elevado em 1877, à freguesia com o nome de São Miguel Arcanjo. O seu desenvolvimento sócio-econômico iniciou-se com o cultivo do algodão, que saía da roça para descaroçamento na cidade, em beneficiadoras Nacionais e Estrangeiras, que na década de 1920, somavam vinte estabelecimentos. Segundo alguns historiadores, essa foi a fase mais rica do Município.  
Quando da II Guerra Mundial, a Inglaterra, principal consumidor. Deixou de adquirir o algodão São-Miguelense, os inúmeros proprietários abandonaram o seu cultivo, passando à exploração da madeira para carvão de grande importância para a economia local. Outra base econômica, na época, foi a cultura de batata iniciada pelos primeiros imigrantes Japoneses, logo após a II Guerra.  
Vindo da Itália, o comendador Dante Carraro adquiriu grande área de terra e introduziu o trigo. Logo depois as culturas aumentaram e o trigo tornou-se slogan de bancos nas praças da cidade. Entretanto, com a morte de Dante Carraro, sua família abandonou essa cultura, dedicando se à pecuária. Na década de 1950, a família Masato Fujiwara trouxe mudas de uvas-itália que se tornou, mais tarde, a principal fonte de renda da cidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Miguel Arcanjo, pela lei provincial nº 58, de 12-05-1877. 

Elevado à categoria de município a denominação de São Miguel Arcanjo, pela lei provincial nº 86, de 01-04-1889, desmembrada de do município de Itapetininga. Sede no antigo distrito São Miguel Arcanjo. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-10-1889.

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Miguel Arcanjo, pela lei estadual nº 1038, de 19-12-1908. 

Em divisão administrativa referente ao de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943. 

Pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, incorpora o distrito de Abaitinga ao município de São Miguel Arcanjo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: São Miguel Arcanjo e Abaitinga. 

Pela lei estadual nº 2456, de 31-12-1953, o distrito de Abatinga foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede do município Miguel Arcanjo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. 

Pela lei é criado o distrito de Gramadão e anexado ao município de São Miguel Arcanjo. 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: . São Miguel Arcanjo e Gramadão. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Aniversário da Cidade 
O aniversário da cidade é comemorado no dia 1º de abril. 

Gentílico 
sãomiguelense 


OUTRAS INFORMAÇÕES

Geografia

O município de São Miguel Arcanjo está localizado na região Sudoeste e na 19ª Região Administrativa do Estado de São Paulo e encontra-se a uma altitude de 659 metros do nível do mar.
Em linha reta, até a Capital são 143 km; Pela rodovia Castelo Branco são 200 km. 
Incluindo o Parque Estadual Carlos Botelho, sua extensão territorial chega a 1.081 km² e tem como principais rios o Rio do Turvo, Rio Taquaral, Ribeirão São Miguel, Guarupu, Rio Acima e Córrego do Pinhalzinho.

Cidades limites com São Miguel Arcanjo: 

Norte: Itapetininga - 30 km   http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/img/mapa.gif
Sul: 
Sete Barras - 85 km   http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/img/mapa.gif
Leste: 
Pilar do Sul - 23 km   http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/img/mapa.gif
Oeste:
 Capão Bonito - 45 km   http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/img/mapa.gif

 São Miguel Arcanjo em Números

População Estimada 2015 
32.769 habitantes 
Área 
930 Km² 
Bioma 
Mata Atlântica 
Densidade Demográfica (Habitantes/km2) 
33,91 
Fonte: IBGE / SEADE 
  
 Economia

Sua economia está voltada para o setor agrícola, com o predomínio do cultivo de uvas do tipo Itália e Rubi.
Uma variedade que cresce muito na cidade é a uva rústica de mesa, como a Niágara, (tratando - se de uma uva com menos custo para a produção),visto que na reforma dos parreirais os produtores vem optando pelo plantio da mesma,também ganhando espaço em novas áreas, principalmente na divisa com Capão Bonito (SP). A uva Niágara atualmente em São Miguel Arcanjo, é responsável por 40% da produção do Estado de São Paulo.
Também há outros, como o cultivo da batata, soja e feijão, etc.

Participação da Agropecuária no Total do Valor Adicionado (Em %) 
38,51
PIB (Em milhões de reais correntes)(Em %) 
463,55
PIB per Capita (Em reais correntes) 
14.741,74
Fonte: SEADE 

Turismo

Atrativos naturais
Parque Estadual Carlos Botelho
Parque do Zizo
Parque da Onça Parda
Murucututu (área preservada particular)
Lagoa do Guapé - área de lazer e prática de pesca.

Atrativos culturais
Carnaval de Rua
Festa da Uva Itália
Festa do Vinho
Festa do Padroeiro
Festival do Bolinho de Frango
Festival Lollo Terra de MPB
Romaria dos Romeiros para Iguape
Romaria dos Cavaleiros nos Bairros, destino: município de Iguape tem como rota iniciada em São Miguel Arcanjo, passando por Sete Barras, Registro, Pariquera Açu e Iguape.
Fonte: IBGE / SEADE 


ACERVO FOTOGRÁFICO

Bandeira do Município

Agroindústria familiar

Associativismo e comercialização coletiva

Buscando atualização tecnológica

Ecoturismo

Ecoturismo (2)

Igreja Matriz

Parque Estadual Carlos Botelho

Distrito do Gramadão - Posto de Saúde

Parreirais

Pousada Vila da Mata

Projeto Cinema Rural

Safra de Uva de Mesa

Vinícola Monte Alto

31ª Festa da Uva

Rainha e princesas -= Festa da Uva



Vídeo - Colheita de nespera

Vídeo - São Miguel Arcanjo - 
A capital da Uva Itália.



PIONEIROS PRESBITERIANOS


Há que se destacar que duas das famílias pioneiras do presbiterianismo em Alumínio são oriundas de São Miguel Arcanjo. São as famílias Machado e Ribeiro de Medeiros, as quais chegaram em Alumínio no início dos anos 50 para trabalhar na Cia. Brasileira de Alumínio e seus descendentes ainda permanecem em atividade na cidade ou nas comunas próximas.

A essas famílias – Machado, Ribeiro de Medeiros e Ramos, dedico este trabalho. Ao amigo sãomiguelense Miguel Fernandes Ribeiro e sua família que muito contribuiu para o desenvolvimento do presbiterianismo em Mairinque, deixo também meu preito de gratidão.



Famílias Ribeiro e Machado com outros membros
presbiterianos em Alumínio na década de 1950. 


Presbítero Miguel Fernandes Ribeiro e parte da família



UM ARTISTA NASCIDO EM SÃO MIGUEL BRILHA NO PARANÁ



Valdir Fidelis Ramos nasceu em São Miguel Arcanjo em 26-12- 1954. Depois de alguns anos veio com a família morar e trabalhar na região de Alumínio e Mairinque, cidades próximas a Sorocaba.
Com raízes evangélicas, pois seu pai foi presbítero na Igreja Presbiteriana, Valdir nem por isso deixa de compor e cantar o gênero que mais gosta: o sertanejo raiz.
Morando nas cidades já mencionadas, formou duplas e trios e participou e venceu festivais e gravou LP.
Atualmente morando na cidade de Maringá, norte do Paraná Valdir é um dos artistas do cast da TVC Net Canal 15, se apresentando no programa “Chora Viola” comandado por Braguito e Portinary.

No vídeo abaixo Valdir canta em dupla com o parceiro Marcelo Muniz, companheiro desde os tempos de Mairinque a canção Avenida Boiadeira, composição do inesquecível José Fortuna, considerado por muitos um dos maiores compositores da música sertaneja raiz de todos os tempos.



Vídeo: Valdir Fidelis e Marcelo Muniz cantam
 "Avenida Boiadeira", a imortal canção 
de José Fortuna.


CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário