sexta-feira, 4 de agosto de 2017

JOSÉ TISÊO: O HOMEM, O AMIGO E POLÍTICO BEM SUCEDIDO

APRESENTAÇÃO
     
   
Tive o privilégio de conhecer José Aparecida Tisêo na década de 1960, quando ele trabalhava na Cia. Brasileira de Alumínio num departamento chamado Fábrica de Alumina, que é onde o minério de bauxita sofre suas primeiras transformações. Éramos bastante jovens.
Depois de alguns anos de trabalho ele deixou a atividade na fábrica para se tornar comerciante de gêneros alimentícios, à época conhecido como armazém às margens da Rodovia Raposo Tavares, onde floreciam nos núcelos habitacionais, como Vila Pedágio, Jardim Progresso, Vila Brasileira e outros.
         Em 1976 nos aproximamos devido a vivência na atividade política do Município de Mairinque e fomos candidatos a Vereador. Ele foi eleito com expressiva votação como será detalhado mais adiante. Eu, funcionário da CBA e professor no Supletivo Municipal fiquei como segundo suplente no mesmo partido, tendo assumido por curto espaço de tempo a vereança ao lado dele.
         Após eleger-me vereador para a legislatura de 1988 a 1992, deixei a militância política, porém o amigo Tisêo, com sua extrema simplicidade e simpatia e capacidade administrativa, continou, conforme os leitores observarão pelo seu resumo biográfico.
         Não poderia deixar de acrescentar que meu falecido irmão Benedito Ribeiro (1947-1995) foi companheiro nas pescarias que Tisêo fazia, levando em seu caminhão inúmeros amigos e os equipamentos de pesca e conservação de peixes em rios do Matro Grosso.
         Vamos ao resumo biográfico que nos foi gentilmente enviado por seu neto Murilo Tisêo, que seguindo as pegadas do avô é Presidente do Diretório Jovem do PSD Alumínio-SP e Secretário-geral do partido em Alumínio, SP.


RESUMO BIOGRÁFICO

“José Aparecida Tisêo é o primogênito numa família de irmãos\; Filomena, Paulo, Alberto, Francisco, Ângelo, Benedito, Nicola, Catarina, Maria e Luiz.
Nascido em 17 de Fevereiro do ano de 1942 no município de Angatuba, estado de São Paulo, Tisêo é filho de João Tisêo, italiano e dona Luzia Cardoso.
O Pai, João Tisêo, comerciante Italiano, veio com seus pais ao Brasil, procedente da  cidade de PignataroInteramna, Itália, para morar em Angatuba, na época da colonização, após o término da Primeira Guerra Mundial.
José Tisêo viveu sua infância no Bairro Bom Retiro, hoje Distrito de Angatuba, onde foi morar com seus avós para a conclusão do atual Ensino Fundamental.
Casou-se com Alice de Oliveira Tisêo e posteriormente veio para a o bairro de Alumínio, Distrito de Alumínio, Município de São Roque, a fim de trabalhar na Companhia Brasileira de Alumínio.
É pai de seis filhos: Angela, Valdir, Valter, Wanderley, Adriane e Wladimir. Foi comerciante após sua saída da CBA, e como morador no atual município de Alumínio, iniciou sua carreira política como vereador da cidade de Mairinque no período de 1976 a 1982  sendo o vereador mais votado naquele município, com 519 votos.
Foi vice-prefeito da cidade de Mairinque de 1998 a 1992, sendo administrador regional com sede própria no então distrito de Alumínio.
Em 1991, participou do processo de emancipação político- administrativa do Distrito de Alumínio, e com a eleição municipal de 1992, foi eleito o primeiro prefeito desta cidade.
Tornou a se candidatar a prefeito no ano de 2000, vindo a ser eleito novamente, com o mandato de 2001 até 2004 e sendo reeleito para o mandato no período de 2005 até 2008, e eleito mais uma vez em 2012, cumprindo seu mandato na gestão de 2013 até 2016.
(Algumas adequações feitas pelo autor da postagem)


ALGUMAS FOTOS ILUSTRATIVAS PERTINENTES


Angatuba, SP - terra natal



Uma foto do tempo em que Tisêo chegou a Alumínio
(fiéis deixando a igreja após a Missa.)


CBA - Primeiro emprego em Alumínio


Alumínio nos anos 70 (Vila Industrial)


Alumínio atual - Paço Municipal



Câmara Municipal


Tisêo e os demais vereadores à Câmara
Municipal de Mairinque (1976 a 1982)


Vice-Prefeito de Mairinque (1988/1992
Antonio Alexandre Gemente foi o prefeito)


Tisêo - 1º Prefeito do Município
de Alumínio - 1993/1996


Ancelmo Carlos Ramos dos Santos
(Vice de Tisêo) em 3 mandatos.


Ângela M. Tisêo Cleto
Vice na última legislatura)



Vereadores à Câmara Municipal de Alumínio
na 1ª Legislatura - 1993 - 1996
Diná I. Oliveira Silva, Geraldo Atleta de O. Campos,
Jaime Henrique Duarte, João Batista da Silva,
Paulo Simões, Osmir Faustino da Silva, Luiz Gonzaga Tisêo, 
Raimundo Azevedo Ferreira e Vitor Lippi


Luiz Gonzaga Tisêo
(O irmão Vereador em Mairinque
e Alumínio)


Murilo, o neto engajado na Política


Comissão Pró Emancipação de Alumínio


Fotomontagem com outros Vice-Prefeitos 
de Mairinque


Fotomontagem com vereadores de Alumínio
à C.M. Mairinque antes da emancipação de Alumínio


Sendo entrevistado por órgão da imprensa
regional (Jornal Cruzeiro do Sul)


Recepcionando o Governador Alckmin


Com as crianças na Creche Municipal


Na posse dos Vereadores em 01-01-2017


Tisêo na sua última administração
(2014/2017)



Prefeito Tisêo, Vice-prefeita Ângela e
Governador Geraldo Alckmin.



Inauguração do Centro Comunitário
do Bairro Itararé



Prefeitos da Região no DER, entre eles
Tisêo e Severino, 1º Prefeito de 
Alumínio r Araçariguama



Região da cidade de Alumínio onde 
se localiza a Prefeitura



Trevo de entrada da cidade de Alumínio



Vila Industrial, vendo-se parte do Estádio da
AAA e da CBA



Tisêo e a  Vice Ângela no último mandato
 (2013-2016)



Vídeo institucional da campanha 
de Tisêo em 2016



CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O EDITOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil. É detentor do título de Cidadão Aluminense, concedido pela Câmara Municipal do Município em 2014.
E-mail: prebwilson@hotmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário