terça-feira, 27 de junho de 2017

CONHECENDO O MINISTRO EDSON FACHIN

APRESENTAÇÃO

Após a morte de forma trágica do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, coube através de sorteio ao Ministro Luiz Edson Fachin assumir as funções de relator da operação Lava Jato na mais alta corte do país.
Sem dúvida, trata-se de incumbência das mais relevantes e que demanda muita responsabilidade da parte do excelentíssimo senhor ministro, e ele vem dando conta do recado com muita desenvoltura.
Nesta breve postagem, gostaria de apresentar aos leitores um resumo biográfico dessa eminente autoridade de nosso país. Vamos a ela:
“Luiz Edson Fachin é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi sorteado para ser o relator das investigações da Operação Lava Jato no Supremo. 
Fachin nasceu em Rondinha, no interior do Rio Grande do Sul, em 8 de fevereiro de 1958, filho único de uma professora e de um agricultor. Formou-se em Direito pela Universidade do Paraná em 1980 e, no mesmo ano, abriu seu escritório de advocacia, a Fachin Advogados Associados, onde se especializou em casos de conflitos empresariais, sucessórios, ambientais, agrários e imobiliários.

Entre 1982 e 1987, foi procurador jurídico do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas do estado do Paraná e em 1985 foi procurador-geral do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Também exerceu o cargo de procurador do estado do Paraná, de 1990 até 2006.

Fachin também fez parte da comissão do Ministério da Justiça que discutiu a reforma do Judiciário  e foi colaborador, no Senado Federal, do grupo que elaborou o novo Código Civil Brasileiro. Ele conquistou notoriedade no meio jurídico por suas teses envolvendo direitos civis e de família, suas especialidades.”



ILUSTRAÇÕES FOTOGRÁFICAS


Rondinha RS(cidade natal) 


Universidade Federal do Paraná 
 (onde fez o curso de Direito)


Ministro Teori Zavascki
(O antecessor)


Supremo Tribunal Federal
Fonte: Internet.


CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil.

E-mail: prebwilson@hotmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário