sábado, 13 de maio de 2017

O QUE É SER EVANGÉLICO?

APRESENTAÇÃO

        
          Como cristão evangélico, membro de uma igreja presbiteriana, confesso que tenho postado mais matérias sobre outras áreas da atividade secular do que sobre a fé que tenho professado nos meus 55 anos de vida no meio evangélico.
         É por isso que nesta semana, entre diversas postagens que fiz, em especial sobre o Município de Mairinque, achei que deveria fazer alguma coisa a respeito da vivência evangélica e esta é a terceira que posto.
         Pesquisei e selecionei-a na internet. É concisa e direta, valendo a pena dar uma lida:

MAS O QUE É SER EVANGÉLICO?



Há algumas décadas atrás, ser evangélico era motivo de chacotas, piadas e insinuações maldosas. Carregar uma Bíblia debaixo do braço tornava o crente alvo de ironias e discriminações diversas. Confessar ser um crente em Jesus era motivo para ser taxado de inculto, ignorante e acusado de ser manipulado por pastores que faziam nele uma verdadeira lavagem cerebral. Quando alguém mencionava o desejo de ir à igreja, outro alguém prontamente refutava: "Já vai dar dinheiro ao pastor?". Enfim, não era fácil testemunhar, diante de todos, a fé em Jesus.

Hoje, ser evangélico virou moda. Dá status. Até a mídia está oferecendo destaque ao mundo gospel, quando era impensável, tempos atrás, assistir a Rede Globo promovendo eventos, anunciando em horário nobre as notícias do meio evangélico e fazendo marketing deste mercado que cresce a cada dia. Alguns acreditam que chegou a nossa vez.

Mas o que é ser evangélico?

Significa simplesmente aquele que, pela fé em Jesus, foi salvo e regenerado através do novo nascimento por obra do Espírito Santo e que passou a seguir a Cristo e a viver de acordo com o Evangelho. As coisas antigas ficaram para trás e tudo se fez novo, onde a conversão se dá através de uma mudança de mente, passando agora a absorver os pensamentos e valores de Deus expressos em Sua Palavra.

Resumidamente: Ser evangélico é ser uma pessoa que vive o Evangelho de Jesus Cristo.

Quem vive o evangelho tem a sua vida pautada no exemplo de Jesus. Em como Ele agia nas adversidades; tratava os menos favorecidos; se relacionava com os discriminados e lidava com os religiosos e a religiosidade. O verdadeiro evangélico não foge ao seu chamado para ser sal da terra e luz do mundo. O amor de Deus prevalece em seu coração abafando e anulando o amor egoísta e mesquinho que nos leva a pensar apenas em nós mesmos e nas nossas satisfações.

O que é ser evangélico? Exponho, abaixo, algumas rápidas reflexões:

- Ser evangélico é buscar, com esforço e paixão, o reino de Deus na vida, e não idolatrar a "minha igreja" ou "meu ministério".

- Ser evangélico não é buscar as outras coisas em primeiro lugar e esperar que o reino de Deus lhe seja acrescentado. É exatamente o oposto.

- Ser evangélico é ter o mesmo espírito de consciência cristã dos crentes da cidade de Beréia, conforme narrado em Atos dos Apóstolos, que conferiam nas Escrituras se as pregações dos apóstolos estavam de acordo com a Palavra de Deus.

- Ser evangélico é ESTAR no mundo; morar no mundo; trabalhar no mundo; fazer planos no mundo; amar o próximo no mundo; torcer por um time no mundo; namorar, noivar e casar no mundo; construir um futuro no mundo; viver a vida no mundo... sem SER do mundo!

- Ser evangélico é ser apaixonado, sem ser fanático; ser defensor da Verdade, sem ser legalista; livre, sem dar lugar à carne; consciente, sem ser deslumbrado; firme, sem ser tirano; verdadeiro, sem ser mal-educado; amoroso, sem ser manipulador.

- Ser evangélico é olhar o Abençoador como prioridade de sua busca e as bênçãos como consequência desse relacionamento pessoal.

- Ser evangélico é saber que o diabo merece o nosso repúdio, mas as pessoas merecem o nosso respeito.

Diante de todas as notícias negativas que chegam até nós, advindas do meio evangélico, temo que estejamos perdendo a essência daquilo que devemos SER em Jesus, comprometendo a nossa identidade como povo de Deus, expondo o nome de Deus ao vexame e permitindo que conceitos e valores do mundo penetrem sutilmente em nossa liturgias e corações.

Cuidado, meu querido irmão e leitor: Não siga modismos ou tendências passageiras! Siga apenas o Evangelho do Senhor Jesus Cristo!

Seja feliz com Jesus!

Fonte:  comsabedoria.blogspot.com.br/2012/07/o-que-e-ser-evangelico.html

CONCLUSÃO


         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM



Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil.

E-mail: prebwilson@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário