quarta-feira, 10 de maio de 2017

MAIRINQUE - LUIZ ZAPAROLLI - UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA

APRESENTAÇÃO

      
Neste trabalho desejo destacar a atuação de mais um cidadão de Mairinque que teve ação destacada quando eclodiu na comunidade, então distrito de São Roque, o movimento objetivando a emancipação com o consequente desmembramento da sede.
Vamos falar, ainda que brevemente do cidadão Luiz Zaparolli, que trabalhou muito com seus companheiros para alcançar aquele objetivo, conseguido com muitas lutas conforme veremos a seguir:

A EMANCIPAÇÃO DE MAIRINQUE

Em março de 1957 deu-se em Mairinque um grande movimento político-social, quando da chegada do neto do Conselheiro Mayrink à cidade. Antes de sua aparição, ou seja de 1890 até aquela data, todos ignoravam o passado da terra. Ninguém havia visto sequer uma fotografia do Conselheiro e patrono da cidade, havendo até dúvidas acerca da data correta da fundação de Mairinque. Foi à partir do contato realizado pelo ferroviário Antônio Francisco Gaspar com o neto do Conselheiro é que Mairinque passou a conhecer a figura de seu fundado
 Em 31 de Dezembro de 1958, através da Lei Nº 5121, Mairinque foi elevada a categoria de município, desmembrando-se de São Roque. Isto só foi possível graças a luta de alguns brilhantes mairinquenses, tais como: João Chesini, Arganauto Ortolani, José Francisco dos Santos, Francisco Rodolpho Bertollini e Luiz Zaparolli.

     Em 1958, após a realização de um plebiscito, Mairinque virou município. Seu primeiro prefeito foi Arganauto Ortolani, que administrou durante o período de 1960 a 1963, tendo como vice-prefeito José Francisco dos Santos. As primeiras providências tomadas foram: instalação da Prefeitura e da Câmara Municipal (ambas funcionaram durante um bom tempo num antigo prédio que posteriormente viria ser a delegacia de polícia, no centro da cidade) e aquisição de um caminhão basculante para coleta de lixo, uma vez que o serviço era feito pela Estrada de Ferro Sorocabana, que utilizava uma carroça puxada por um burro. 
Fonte: Revista Comemorativa Mairinmque 94 Anos.

UM POUCO DA VIDA DE LUIZ ZAPAROLLI

Filho de Amadeu Zaparolli e Ida Ponzoni Zaparolli, nasceu aos 20-03-1925 em São José do Rio Preto, SP. Morou em Cabreúva, SP e em Itu, onde a família possuía uma chácara e comercializava leite in natura.
De Itu veio para Mairinque onde passou a operar no ramo de açougue, lenheiro, torrefação de café e padaria, esta última até os dias atuais (1984).
Foi Vereador em São Roque nos anos de 1954 a 1958. Fez parte da comissão que trabalhou pela emancipação de Mairinque e elegeu-se Vereador à Câmara Municipal em 1959, vindo a exercer a Presidência do legislativo mairinquense.
Casou-se em 1948, ficando viúvo em 1950. Casou-se pela segunda vez com Déa do Nascimento Zaparolli em 1958, com quem teve cinco filhos. Do primeiro casamento tem uma filha
.” 
Fonte: Livro Caminhos Percorridos – autor João Batista P. Figueiredo



FOTOS ILUSTRATIVAS



LUIZ ZAPAROLLI  
Presidente - Legislatura (1960 a 1963)
Presidente de 07/11/1960 a 31/12/1960 e 16/02/1963 a 31/12/1963

Partido: Partido Social Progressista - PSP

Fonte:http://www.camaramunicipaldemairinque.com.br/vereadores/galeria-dos-presidentes


São José do Rio Preto, SP - Cidade natal
(Internet)


Cabreúva, SP - onde residiu e trabalhou
(Internet)



Mairinque - a cidade que escolheu para morar
e exercer suas funções comerciais e políticas


Professora Déa do Nascimento Zaparolli
Esposa (Foto: Facebook)



Com a família
(foto Facebook Déa Zaparolli)


Entrega de Certificados do curso de Oratória 
ministrado pelo SESI em Alumínio - 1958
(Entre outros, Severino Simões Almeida, 
Orlando Silva, Vicente Metidieri e 
Luiz Zaparolli)
Fontehttp://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/12/aluminio-historia-ilustrada-do-municipio.html



Apadrinhando  João Francisco de Lima no
 Rotary Club de Mairinque



CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM



Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.




Nenhum comentário:

Postar um comentário