segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

REVERENDO DILERMANDO FÉLIX PEREIRA - O PASTOR EXECUTIVO

APRESENTAÇÃO

Conheci o Reverendo Dilermando Félix Pereira no ano de 2010. Nessa época eu e minha esposa morávamos na vizinha cidade de Araçoiaba da Serra, mas almejávamos muito transferir residência para Sorocaba.
Sentíamos que devido nossa idade, deveríamos morar mais perto dos lugares onde estão as clínicas médicas e os profissionais da área, pois a saúde declina com o inevitável envelhecimento corporal.

Aí então começamos a orar por duas coisas em especial: Primeiramente seria vender a chácara em Araçoiaba e comprar uma casa em Sorocaba.  Em segundo, morarmos o mais perto possível de uma de nossas igrejas presbiterianas e a que mais nos chamava a atenção era a IP Rocha Eterna no bairro Barcelona. Nessa igreja temos irmãos e irmãs com os quais convivemos há mais de cinqüenta anos!
Aprouve a Deus nos atender duplamente, pois tudo se encaminhou como desejávamos e no mês de junho de 2011 nos mudamos para o bairro almejado numa casa que compramos e reformamos.Em julho fomos recebidos como membros na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna.
Em julho de 2013 sofri uma parada cardiorrespiratória, ficando mais de vinte dias internado na Santa Casa de Sorocaba, sendo quinze dias na UTI. Estive "fora do ar" por vários dias, mesmo assim, consigo me lembrar da presença constante do pastor Dile ao lado do meu leito, sussurrando palavras de ânimo para mim, tentando ao mesmo entender o que eu tentava falar estando entubado e concomitantemente assistindo minha família em tudo que foi necessário.

BREVE HISTÓRICO

Dilermando Félix Pereira nasceu aos 14-02-1961 no bairro Vila Hortência, em Sorocaba, SP. É o filho mais velho de Dilermando Pereira Filho e Aparecida Cardoso Pereira. Tem três irmãos: Dário Roberto Pereira, Denise Aparecida Pereira Bonani e Deise Adriana Pereira.
Dile, como passou a ser conhecido, casou-se em 09-09-1982 com Ilda Rosa Vieira Pereira. Deus enriqueceu a vida do casal com quatro filhos e três netos.

ESTUDOS E A ATIVIDADE COMERCIAL

Desde muito cedo Dile iniciou suas atividades profissionais. Foi representante comercial, gerente de loja de moda masculina e possuiu distribuidora de água potável, entre outros.
Lutou bastante para concluir seus estudos secundários, fazendo-o na modalidade de supletivo, obtendo seu certificado de conclusão do curso secundário na Escola Estadual Prof. Júlio Prestes de Albuquerque, o Estadão.

A CONVERSÃO E O OFICIALATO

Tendo ouvido a pregação da Palavra de Deus, converteu-se ao Evangelho de Jesus no ano de 1986, fazendo a pública profissão de fé e sendo batizado pelo Reverendo Benedicto Neves de Paula  na Igreja Presbiteriana Barcelona, a qual viria a se chamar posteriormente Igreja Presbiteriana Rocha Eterna.
Tendo se tornado membro bastante ativo na comunidade, a Assembléia da mesma elegeu-o para o ofício de diácono em 03-03-1993 e em 11-09-1994 para o ofício de Presbítero.

A VOCAÇÃO PASTORAL

No pastorado do Reverendo Luiz Henrique Filho, este notou que o presbítero Dilermando apresentava vocação para o Sagrado Ministério, tanto pelas pregações que fazia como nas visitações nas quais acompanhava o pastor.
O Pastor Luizinho, como muitos o chamam passou a incentivar o Presb. Dile a ingressar no seminário, o que ele acabou fazendo, mesmo enfrentando as dificuldades visto ser um pai de família.
Assim, no ano de 2003 ele iniciou o curso de Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas, concluindo esses estudos no ano de 2006.

EM CAMPO O PASTOR DILERMANDO

Após apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso e pelos ritos e provas exigidos pelo Presbitério de Sorocaba, este designou-o pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Barcelona no exercício de 2007 e desde então ele vem conduzindo o rebanho dessa igreja com muita dedicação.
O Reverendo Dilermando foi eleito em Assembléia Extraordinária como pastor da igreja em 2008 com mandato de cinco anos. Vencido o mandado, em Assembléia realizada em 2016 ele foi reeleito por mais cinco anos, tomando posse dia 31-12-2016.
O Reverendo Dilermando Félix Pereira vem há algum tempo presidindo o Presbitério Leste Sorocabano, o qual foi organizado em 1999. 

SEMPRE BUSCANDO O APERFEIÇOAMENTO

O Pastor Dile é bastante estudioso e buscando aperfeiçoar-se no seu trabalho,primeiramente fez a validação do curso de Teologia para ter a validação exigida pelo Ministério da Educação e Cultura.  Em seguida fez vários cursos de pós graduação, todos voltados aos aspectos ministeriais e atualmente está fazendo o curso de Psicologia Pastoral.
Além das atividades pastorais propriamente ditas, o pastor Dile faz parte do Conjunto Masculino da IPRE, que louva a Deus com muito esmero, sob a regência do Presb. Joaquim Rodrigues, O conjunto não usa qualquer instrumentação (à capela).
Rogamos a Deus a continuidade das bênçãos sobre o valoroso obreiro para que possa continuar colocando todos os seus conhecimentos e dons a serviço da obra do Senhor.

A Deus, toda a glória.


BREVE HISTÓRICO DA IGREJA PRESBITERIANA ROCHA ETERNA


"A Igreja Presbiteriana Rocha Eterna comemorou em 2008 quarenta anos de organização. Tivemos um mês de celebrações especiais pelo nosso aniversário. Março foi marcante para a vida da comunidade. A bem da verdade a história da IPRE transcende os quarenta anos celebrados. São sessenta anos de eventos que se realizam para a glória de Deus e o desenvolvimento da Igreja.

A semelhança do que ocorreu na cidade de Corinto, referência apresentada por Paulo em sua primeira carta endereçada aquela comunidade, (1ª Cor 1.12; 3.4-7), a boa semente do Evangelho foi semeada no bairro Barcelona, logo no início da vida organizada da Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba. Muitos contribuíram para a construção desse sonho que se tornou realidade abençoadora. As informações coletadas nos registros documentais da Igreja indicam o pastorado do Rev. Mathatias de Campos Fernandes, na década de 40, quando os irmãos José e Custódia Borges ofereceram sua modesta casa, a margem da Estrada de Ferro Votorantim, onde havia um desvio para o cruzamento de trens, para ali, num ambiente familiar, serem ministradas aulas de escola bíblica dominical. A partir daí concretizou-se não só uma escolinha dominical como também um ponto de propagação da graça de Deus.

No pastorado do Rev. Henrique de Oliveira Camargo, a partir de 1948, torna-se oficialmente organizada a Congregação Presbiteriana de Barcelona, da Igreja Presbiteriana Filadélfia. No pastorado do Rev. Abimael Campos Vieira, a partir de 1953, a Congregação e a Escola Bíblica experimentou um grande desenvolvimento. Muitas conversões e recepção de irmãos vindos de várias procedências.

A Congregação que viveu nômade sediada numa casa ou numa sala temporariamente recebeu da irmã Ana Duarte, a doação de um terreno na Avenida Paraguai. Desde aquela época notamos o amor e a disposição das irmãs para com o reino de Deus. Neste terreno foi então construído o primeiro templo da nossa comunidade, com muito esforço dos congregantes e especial ajuda da igreja materna. Tal acontecimento gerou um impulso ainda maior. Mais gente foi chegando e agregando valores na família que se fortalecia a cada dia. O templo já não acomodava toda a comunidade de forma confortável.

No dia 10 de julho de 1964 a Congregação Presbiteriana de Barcelona adquiriu uma nova propriedade na Rua Panamá, nº 259, endereço no qual permanecemos até a presente data. Em 1965 concluiu-se o novo templo, o qual nos dias atuais é o nosso salão social, pois este também, não foi suficiente diante do crescimento da Comunidade.

No dia 03 de março de 1968, a Congregação Presbiteriana de Barcelona, contando com membros suficientes e homens capazes para serem ordenados oficiais da Comunidade, resolve-se organizar a Igreja Presbiteriana de Barcelona.


O tempo passou. Em novembro de 2007, a Igreja entendendo que mais do que paredes e templos, o que a fez crescer e chegar até os dias de hoje, não foi apenas a sua localização, mas, especialmente, a graça do nosso bondoso Deus. Compreendemos que a vida dessa comunidade se desenvolveu através do tempo e do espaço transformando vidas para a glória de Deus, resolveu externar na sua denominação, não mais a sua localização e sim o fundamento que gerou sessenta anos de história. Tudo foi feito dentro das orientações da IPB. No dia 30 de março a Igreja sancionou a sua nova denominação; Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. Firmados na Rocha Eterna, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, confiantemente esperamos continuar crescendo, através de uma vivência adoradora, fraterna e missional. Que o Senhor nos ajude. Soli Deo Glorie!"
FfONTE: Site oficial da IPRE

IPRE - UMA IGREJA ECLÉTICA

Quando afirmamos que a Igreja Presbiteriana Rocha Eterna é eclética estamos dizendo que se trata de uma igreja que, ao mesmo tempo em que procura realizar seus cultos e demais atividades respeitando os preceitos dispostos nos "Princípios de Liturgia" da Igreja Presbiteriana do Brasil, procura também atualizar a liturgia de uma forma que não fique "engessada", agradando os tradicionalistas, geralmente os crentes mais antigos ou mudando tanto em especial a hinologia geralmente ruidosa para 'agradar" os mais jovens.
A igreja é privilegiada e conta com vários conjuntos musicais: "Coral Jovem Presbiteriano Neusa Vieira de Aguiar", Conjunto Masculino Rocha Eterna, Conjunto Feminino Vozes que Louvam e Conjunto de Louvor - Vozes e instrumental.
É uma igreja que ainda preserva funcionando integralmente todas as sociedades internas: UPH, SAF, UMP, UPA e UCP. A todos o pastor Dile dedica sua atenção.
Tem uma Escola Bíblica Dominical com classes para todas as faixas etárias e o rol de membros vai se aproximando de 300. 
É a terceira maior igreja do Presbitério Leste Sorocabano, possuindo três templos e um salão social.
Seus cultos dominicais vespertinos são transmitidos pela Rádio Big Gospel através da Internet. Realiza ainda estudos bíblicos e reuniões de oração durante os dias da semana.

ACERVO FOTOGRÁFICO



Dile com a esposa dona Ilda e as crianças 
(Anos 80)


As crianças crescendo - alegria dos pais
(Anos 80)


Pastor Dile e esposa dona Ilda



Pastor Dile e a família



O Rev. Dile com a família no dia da posse. Ao fundo
o Coral Jovem Presbiteriano Neusa Vieira de Aguiar


Rev. Luiz Henrique Filho com a família. Foi
pastor da IPRE por duas vezes e se tornou
o incentivador para que Dile se tornasse pastor


Rev. Dilermando Félix Pereira - Pastor da
IP. Rocha Eterna (foto no site oficial)



Templo da IPRE e salão social


Todos os domingos, orando com os pequeninos
durante o culto


A cena se repete


Participando do Conjunto Masculino
Rocha Eterna


Sendo empossado para o segundo mandato
como pastor da IP Rocha Eterna.


Lançando a pedra fundamental da Congregação
Boas Novas no bairro Júlio de Mesquita Filho


O templo totalmente acabado


Interior do templo da Congregação Ebenezer
Celebração do culto em ação de graças pelos
97 anos de idade do Presb. Bento de Assis Potes


CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.



SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com

Um comentário: