quarta-feira, 18 de maio de 2016

NOVA CAMPINA, SP - HISTÓRIA ILUSTRADA DO MUNICÍPIO

APRESENTAÇÃO

Embora tenha passado muitas vezes por Itapeva e por tabela não muito distante dos limites territoriais de Nova Campina, viajando pela SP-258 com destino à região metropolitana de Curitiba,não tive ainda o privilégio de conhecer essa pequena, porém acolhedora cidade do sudoeste paulista.
No entanto, convidado a escrever sobre a Igreja Presbiteriana dessa cidade,denominação evangélica da qual faço parte na qualidade de presbítero, pude conhecer a História, muitas fotos e tomar conhecimento de outras informações a respeito da cidade.
Daí ter surgido o interesse em falar um pouco sobre o belo município e é isso que apresento a seguir. Boa visualização!

HISTÓRIA
Nova Campina foi Emancipada como município pela Lei nº 7664 de 30 de Dezembro de 1991, sendo que seu primeiro ano político administrativo ocorreu no ano de 1993, pela eleição do primeiro prefeito, e câmara de vereadores. O primeiro Prefeito do município Dr. Humberto de Morais Vasconcelos teve seu mandato de 01 de Janeiro de 1993 a 31 de Dezembro de 1996, o qual em primeiro de Janeiro do ano de 1997 passa a administração do município para o senhor Nicanor Ferreira da Silva que teve o fim do mandato em 31 de Dezembro de 2000, em seguida viria assumir o mandato a senhora Alaise Ida Campos Morais Vasconcelos, que exerceria mandato por duas vezes consecutiva ficando a frente do município inicialmente de 01 de Janeiro de 2001 a 31 de Dezembro de 2004, e tendo sido reeleita continuou seu mandato de 01 de Janeiro de 2005 a 31 de Dezembro de 2008. Nas eleições municipais de 2008, ganhou o candidato Eliel Cardoso Santiago que concorria pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), Sr. Eliel assumiu a Prefeitura em 01 de Janeiro de 2009 que teve o fim do mandato em 31 de Dezembro de 2012. Nas eleições municipais de 2012 concorreram ao cargo político de Prefeito Municipal três candidatos; ganhou o candidato Nilton Ferreira da Silva que concorreu pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o Sr Nilton assumiu a Prefeitura em 01 de Janeiro de 2013 com as Contas Eleitorais aprovadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Nova Campina Localiza-se a uma latitude 24º07'15" sul e a uma longitude 48º54'13" oeste, estando a uma altitude de 848 metros. Sua população estimada seguindo o IBGE de 2009 era de 9.267 habitantes. Possui uma área de 385,3 km². Sua economia está baseada em Indústrias de Fabricação de papel, minérios, madeiras, lenha para carvão, extração de resina, além da agricultura de, feijão, milho, tomate, pimentão,vagem, caqui, soja e outras. 
Hoje seu quadro de pessoal é de aproximadamente 480 servidores, dentre esses 90 são comissionados ou cargos de confianças, 60 contratações temporárias e 330 são servidores ocupantes de cargos em provimento de efetivo. É composta por 11 departamentos sendo eles: Gabinete do Prefeito, Departamento municipal de Governo e Planejamento, Administração e Recursos Humanos, Finanças, Educação, Saúde, Agricultura e Abastecimento, Obras, Serviços e Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cultura e Turismo. Sendo que cada departamento tem como titular o Diretor Municipal, auxiliar direto do prefeito, nomeado em cargo de comissão com as principais competencia de secretariar e assessorar o Chefe do Executivo, exercer todas as atividades de administração superiores funcional do Departamento, planejar, organizar, comunicar, dirigir e controlar as atividades do Departamento, elaborar relatório ao Prefeito sobre as atividades do departamento, subscrever juntamente com o Prefeito, legislação e atos que digam respeito a sua pasta entre outros.
A receita orçamentária do Município esta baseada em arrecadação própria através de cobrança de taxas (publicidade, utilização de área de domínio Público, licença para funcionamento estabelecimento comercial e prestação de serviços entre outras) cobranças de impostos como ISS. Imposto de Renda, IPTU e outros, repasses do governo tais como Transferências da União, Fundeb, PNAE, PSF, Cota-parte fundo de participação dos municípios, participação na Receita dos Estados e demais, além disso, são assinados vários convênio variáveis de acordo com a necessidade do município e a disponibilidade dos Governos Estaduais e Federais.
Conta hoje com uma frota de aproximadamente 57 veículos entre carros de passeio, ônibus, micro-ônibus, Kombis, caminhões máquinas carregadeiras, retro escavadeiras e tratores. Tem ainda em torno de 500 computadores espalhados pelos seus diversos departamentos sendo que sua maior concentração encontra-se na Educação. A conexão de internet se dá através de duas antenas de internet via rádio.
Sua visão é ser referência de gestão competente, transparente, e eficiente, com capacidade de promover o crescimento do município, visando sempre o bem estar no atendimento das necessidade de seus munícipes. Tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento dos munícipes, atentando-se a promover uma administração fundada nos preceitos constitucionais.
Valores: Atuação ética e transparente, comprometida com a satisfação da população em geral e a valorização do ser humano.”
INFORMAÇÕES
População estimada 2015 (1)
9.307
População 2010
8.515
Área da unidade territorial (km²)
385,375
Densidade demográfica (hab/km²)
22,10
Código do Município
3532827
Gentílico
nova campinense
Prefeito
NILTON FERREIRA DA SILVA
Área da unidade territorial
385,375
km²
Estabelecimentos de Saúde SUS
3
estabelecimentos
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010)
0,651

Matrícula - Ensino fundamental - 2012
1.711
matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2012
422
matrículas
Número de unidades locais
326
unidades
Pessoal ocupado total
2.363
pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2013
36.936,23
reais
População residente
8.515
pessoas
População residente - Homens
4.345
pessoas
População residente - Mulheres
4.170
pessoas
População residente alfabetizada
7.027
pessoas
População residente que frequentava creche ou escola
2.883
pessoas
População residente, religião católica apostólica romana
3.359
pessoas
População residente, religião espírita
-
pessoas
População residente, religião evangélicas
3.924
pessoas
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rurais
255,00
reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbanas
278,00
reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural
1.210,86
reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana
1.171,02
reais
Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A – Poder Executivo:



Paço Municipal

Nilton Ferreira da Silva
 Prefeito 

Helen Suzie de Medeiros Mesquita
Vice-Prefeita

  

B – Poder Legislativo: Vereadores



Câmara Municipal

Antonio Isael de Oliveira Jr.
Presidente da Câmara

Heber Rodrigues de Proença
Vice-Presidente

Ana Célia Bonfim

Aparecido José de Almeida

Célio Santos de Andrade

Cleuza B. de Ramos Cavalheiro

Marcelo Alfredo de Oliveira

Maurício Lazari da Silva

Nilcéia C. de Almeida Andrade

  


ACERVO FOTOGRÁFICO:

Fotos da cidade






















Fonte: http://www.novacampina.sp.gov.br/galeria-fotos/



Arenitos em Nova Campina

Avenida Luiz Pastores - Centro.

Bairro Longa Vida

Cedro

Cedro II

Construções antigas no Fracarolli

Fornos Fracarolli

Entre o Barreiro e o Baganceiro

Minerita

Rua Teófila J. de Almeida Barreiro

Sítio Alto da Pedra

Fonte: http://blogdojulianocamargo.blogspot.com.br/




Vídeo: Amamos Nova Campina 

Vídeo: Uma Homenagem ao Povo de Nova Campina



AGRADECIMENTO

Fica registrado nosso agradecimento ao professor Juliano Camargo, cujos dados transcrevo de sua própria publicação: Juliano Camargo é professor efetivo da Rede Municipal de Nova Campina desde fevereiro 2011. Iniciou sua carreira na Educação em 2006, quando começou a cursar Geografia. 

Possui especialização em Geografia Física. É Técnico em Mineração e Metalurgia.Trabalhou na área de mineração e também prestando trabalhos freelancer para jornais da região, além de atuar na esfera pública exercendo o cargo de Assessor de Gabinete e Assessor de Imprensa.


Em Nova Campina, atuando como Educador desde 2006, fez parte do COMTUR e foi presidente do FUNDEB.




CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.
        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário