sexta-feira, 15 de abril de 2016

SOROCABA; BREVE HISTÓRICO E INFORMAÇÕES SOBRE A ZONA SUL DA CIDADE

APRESENTAÇÃO

A primeira vez que tive contato com a região sul de Sorocaba foi nos anos sessenta, quando estive no Jardim América, ainda em início de desenvolvimento
Na área onde foi feito o loteamento que originou o Bairro Campolim era uma extensa fazenda coberta quase que totalmente pela vegetação conhecida como “barba-de-bode”.
Como poderá ser visto pelo breve histórico que virá em seguida, foi um empreendimento muito bem planejado, contendo toda a estrutura para um bairro do nível como se apresenta atualmente.
Vamos então ao que interessa:

BREVE HISTÓRICO

"De acordo com informações, a região do Campolim começou com a chácara de Achiles Campolim adquirida no ano de 1917. Após o falecimento dele em 1950, a área ficou com o seu filho João Campolim até meados de 1970 quando a família em parceria com a construtora Júlio & Júlio criou a estrutura e o loteamento do local que durou até 1985 enquanto os terrenos já estavam sendo comercializados.

Em 1990, a ocupação da região tornou-se muito rápida por conta da instalação do hipermercado Carrefour, do Esplanada Shopping e do pontilhão sobre a Rod. Raposo Tavares que liga as avenidas Antonio Carlos Cômitre e Profa. Izoraida Marques Peres com a Av. Gisele Constantino em Votorantim."


INFORMAÇÕES GERAIS

• Ponto com internet gratuita - "wi-fi free zone": Praça Panathlon (Parque Campolim).

Alguns bairros desta região por onde passam as principais vias e onde estão os principais pontos turísticos e de referência:

Jd. América, Jd. Elton Ville, Jd. Embaixador, Jd. Emília, Jd. Faculdade, Jd. Isaura, Jd. Judith, Jd. Panorâmico, Jd. Paulistano, Jd. Sandra, Jd. Santa Fé, Jd. Vergueiro, Portal da Colina, Pq. Campolim

Para saber as vias desta região que dão acesso aos bairros acima mencionados, clique "Bairros" no Guia Visual (área azul do menu à esquerda) e selecione o nome desta região.

CAMPOLIM -VERGUEIRO- ZONA SUL

A Região Campolim-Vergueiro fica ao Sul da cidade e faz fronteira com as seguintes regiões: Centro, Cerrado e Além Ponte.

Apesar de residencial, esta região é uma das mais estruturadas da cidade. Possui o Esplanada Shopping, o Hospital Oftalmológico, o SESC, a Rodoviária, o Conjunto Hospitalar, o Wal Mart, faculdades, escolas particulares, etc.

Considerado uma expansão imediata da região central de Sorocaba, o bairro Jd. Vergueiro é bem mais antigo que o bairro Campolim, mas também está em plena modernização por conta da expansão da Zona Sul como um todo.

As vias mais movimentadas da Zona Sul são as avenidas Antônio Carlos Cômitre, Barão de Tatuí e Washington Luiz. Nestas, está concentrada a maior parte da estrutura da região. Estima-se que cerca de 80 mil carros circulam diariamente pela Av. Antônio Carlos Cômitre.

Nos últimos anos, grandes condomínios verticais e edifícios comerciais envidraçados começam a aparecer na região cujo metro quadrado é o mais valorizado da cidade.

Região de muitos restaurantes e casas noturnas com fácil acesso pela Rod. Raposo Tavares, é possível afirmar que a Zona Sul de Sorocaba é uma das regiões urbanas mais bem estruturadas de todo o Estado de São Paulo.

A região representa a capacidade empreendedora do povo sorocabano no contexto regional e alinha os seus ideais aos dos países do primeiro mundo por sua modernidade e planejamento presente, principalmente, na arquitetura de seus prédios e no paisagismo de seus parques e praças.



FOTOS ILUSTRATIVAS



Vista noturna


Empreendimentos residenciais e comerciais
de alto padrão no Campolim



Espigões no Jardim Emilia


Avenida Antonio Carlos Comitre

Avenida Comendador Pereira Ignácio

Avenida Américo de Carvalho

Avenida Dr. Arthur Fonseca

Conjunto Hospitalar de Sorocaba



Clínica Censi Guimarães
(Jardim Emilia)



Parque da Biquinha
(Jardim Emilia)


Juizado Especial Federal e Procom


Banco de Olhos de Sorocaba (Hospital
 Oftalmológico e Laringologia)

ESAMC (Escola Superior de Administração,
Propaganda e Marketing)

Escola Uirapuru

Condomínio horizontal

Condomínio Vertical

Shopping Center Iguatemi

Assaí (Atacadista), integrante do

Shopping Panorâmico

Estação Rodoviária

Praça Kasatu Maru

Capela João de Camargo

"Aranha" do Vergueiro


Escola Prof. Renato Sêneca Fleury


Vistas diversas


Fonte:
https://www.google.com.br/search?q=Fotos+da+Zona+Sul+de+Sorocaba&oq=Fotos+da+Zona+Sul+de+Sorocaba&aqs=chrome..69i57.8637j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8


OUTROS TRABALHOS HISTÓRICOS SOBRE SOROCABA:

Sorocaba – História Ilustrada do Município:

História dos Bairros do Além Ponte – Sorocaba:

Bairros Antigos de Sorocaba:



CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.
        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM



Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário