terça-feira, 8 de setembro de 2015

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DO CALVÁRIO (SOROCABA, SP)

APRESENTAÇÃO



Conhecemos a Igreja Presbiteriana do Calvário de Sorocaba desde sua organização, tendo participado de cultos nessa igreja quando os trabalhos eram realizados no prédio situado à Rua Professor Toledo, sendo o pastor à época o Reverendo Wilson Castro Ferreira.
Tivemos também o privilégio de conhecer e de ouvir algumas pregações de um dos membros organizadores, Dr. Paulo Breda Filho, único presbítero a presidir o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

O trabalho que ora apresentamos sobre essa igreja já está publicado numa postagem maior denominada " O Presbiterianismo em Sorocaba e Região Parte II: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/20


HISTÓRICO OFICIAL


 “A Igreja Presbiteriana do Calvário de Sorocaba foi organizada no ano do centenário da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, em 1969.    No início desse ano algumas pessoas passaram a se reunir na casa dos irmãos Walmir de Campos e Esdras de Moraes, e, já no mês de março, contavam com trinta pessoas, exigindo-se a procura por um espaço maior. Pensou-se em alugar uma sala pequena, modesta, para surpresa de todos, chegou a notícia de que um velho edifício na rua Monsenhor João Soares estava para alugar. Em um amplo salão térreo com sete grandes salas no pavimento superior, sendo que duas delas foram adaptadas, provendo-se lugar para 150 pessoas. Os irmãos Paulo Breda Filho e Francisco Sócrates de Oliveira Camargo assumiram o encargo de alugar o imóvel até que o Presbitério de Sorocaba se mostrou favorável à organização da nova igreja.
No dia 06 de abril do mesmo ano, realizou-se o primeiro culto no local, às 9h30min da manhã. Era domingo de Páscoa e cinquenta e quatro pessoas. A igreja, no entanto foi organizada oficialmente em 1º de Junho de 1.969 com trinta e três membros comungantes (adultos) e onze não comungantes (crianças), formando-se assim em Sorocaba mais uma família da fé, a “família calvariana”. Já no culto de organização foi recebido por profissão de fé e batismo o senhor Romeu Vergil – a igreja já no ato de sua organização estava crescendo!
O primeiro Conselho foi composto por três presbíteros: Paulo Breda Filho, Francisco Sócrates de Oliveira Camargo e Esdras Moraes. A Junta Diaconal era composta de três membros: Renato de Oliveira Camargo, Walmir Campos e Oswaldo Aravim. O primeiro pastor designado pelo Presbitério de Sorocaba para coordenar os trabalhos da nova igreja foi o Pastor Isac Silvério, que permaneceu até dezembro de 1969. Após a reunião do Presbitério de Sorocaba em janeiro de 1970, foi designado como pastor da igreja o Sr. Wilson de Castro Ferreira. “Com o passar dos anos, a igreja cresceu substancialmente, passando ela por diversos pastores, ministros do evangelho dedicados a edificar uma igreja saudável até os dias atuais.”
Fonte: Site oficial: http://www.ipcalvario.org.br/
Com o passar dos anos a Igreja Presbiteriana do Calvário passou a funcionar à rua Professor Toledo, construindo posteriormente seu belo e espaçoso templo à Rua Rocha Pombo, 264, Vila Jardini.
 INFORMAÇÕES: 
Ainda é no site oficial da Igreja Presbiteriana do Calvário que vamos encontrar estes cinco pontos que achamos por bem transcrever: Ei-los:

Declaração de Propósitos
 "Apresentar Jesus às pessoas, integrando-as na família da fé, ensinando-as a crescer espiritualmente e capacitando-as para o ministério, a fim de,juntos glorificarmos a Deus."

Nossos cinco propósitos: 
 Evangelização, Comunhão, Disciplinado, Ministério e Adoração.

Nosso Compromisso 
O compromisso com o "grande mandamento" (Mt. 22:37-40) e a "grande comissão" (Mt. 28:19-20) fará crescer um cristão forte e uma igreja saudável. 
 Nosso Alvo 
Edificar pessoas para que o Senhor continue edificando Sua Igreja.
  
Nosso Slogan

Uma família de braços abertos para você.   



ACERVO FOTOGRÁFICO

  
Presb. Dr. Paulo Breda Filho
Fez parte do 1º Conselho da
Igreja Presbiteriana do Calvário



A igreja funcionando à Rua Professor Toledo 

      
Tempos depois

  
Culto realizado na Concha
Acústica de Sorocaba

  
1º Encontro da Família Calvariana

  
2º Encontro da Família Calvariana 

  
Ministração pelo Rev. Evaldo Beranger

    
Acampamento 2013

   
Celebração no templo


Fonte: Fotos cedidas gentilmente pela irmã Marilene Oliveira, ex membro da Igreja Presbiteriana do Calvário.

  
Psicóloga Marilene Oliveira
e sua mãe dona Sara.



ALGUNS PASTORES DA IGREJA PRESBITERIANA
 DO CALVÁRIO



Rev. Isac Silvério

Rev. Amandio Pereira da Silva



Rev. Eleazar Rodrigues Sobrinho


Rev. Evaldo Beranger


Rev. Jorcelino da Silva


Rev. José Marcos Mas de Melo


Rev. Silas Rebouças Nobre



Fotos: Álbum do autor e Internet.



ATUALIDADES


Grupo de Louvor da Igreja Presbiteriana 
do Calvário



Palavra do Pastor Arthur Júnior



Templo da Igreja Presbiteriana do Calvário


Rev. Arthur Fernandes Júnior
(Pastor atual)




CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.
        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação

SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.

E-mail: prebwilson@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário