segunda-feira, 20 de abril de 2015

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA ALIANÇA ETERNA

 APRESENTAÇÃO



         Conheço a Igreja Presbiteriana Aliança Eterna de Votorantim desde o início de suas atividades. Aliás, já conhecia a maioria dos membros que a constituíram, oriundos da Igreja Presbiteriana de Votorantim, comunidade com a qual tive contato no início dos anos sessenta no pastorado do Reverendo Isac Silvério.
         Uma das famílias que fazem parte da I.P. Aliança Eterna, que é a do presbítero em disponibilidade David Alves Machado é nossa conhecida e amiga desde que me converti em 1961 e passei a fazer parte da Igreja Presbiteriana de Alumínio. A família Machado é uma das pioneiras do presbiterianismo naquela localidade.
         Não bastasse isso, trabalhei com o irmão David por mais de trinta anos na Cia. Brasileira de Alumínio e moramos na mesma vila onde nossos filhos e filhas nasceram e cresceram na mesma época, sendo até hoje muito amigos.
         O atual pastor da I.P. Aliança Eterna, Reverendo Mauro Ribeiro de Freitas foi nosso pastor na Igreja Presbiteriana de Mairinque e tivemos o privilégio de sermos padrinhos de casamento dele e da esposa Érica, sendo grande a nossa consideração por eles e pela família toda.
         Assim, escrever sobre a I.P. Aliança Eterna é muito prazeroso para mim. Na verdade já escrevi, uma vez que a História dessa igreja está inserida numa postagem maior que é O Presbiterianismo em Sorocaba e Região Parte I: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2015/01/o-presbiterianismo-em-sorocaba-e-regiao.html.
         Agora, como fiz com outras igrejas do Presbitério de Sorocaba, apresento a História da I.P. Aliança Eterna em separado, com alguns acréscimos de texto e ilustrações. Boa leitura!


HISTÓRICO


" E todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra da Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas."  (Êxodo 35:21)
Em 28/08/1999 os presbíteros Airton Faloci, Davi Alves Machado, Joraci de Oliveira Muniz (in memóriam) e Sergio Lourenço de Souza, reuniram-se na casa do presbítero Ademir dos Santos Braca, para tratarem de assunto referente ao documento enviado ao Conselho da Igreja Presbiteriana  de Votorantim, por um grupo de irmãos descontentes com o mesmo e que seria discutido junto ao PSRC.
Decidiu que se o PSRC desse abertura aos presbíteros para se fazer um culto separado da IPB de Votorantim, ou os jovens que haviam assinado uma lista e outros membros não assinantes.
Dado a permissão pelo PSRC, providencias foram tomadas naquela tarde. Nessa noite os presbíteros convocaram os irmãos da liderança da IPB de Votorantim a fim de decidirem a realização do culto que se daria nas dependências da garagem da casa do presbítero Airton Faloci, providencias foram tomadas nessa reunião que aconteceu em 29/08/1999.
O presbítero Airton ficou responsável pela aquisição das cadeiras para o culto, o presbítero Ademir cuidou da retirada dos ventiladores cedidos e também em convidar outros membros que não havia assinados a lista, para o culto na casa do presbítero Airton. O presbítero Sergio se encarregou em convidar o pregador, juntamente com o conjunto de louvor "Sal da Terra".
Estiveram presentes nesse culto, no sábado, 110 pessoas. O PSRC confirmou esse grupo de irmãos em "Congregação Presbiterial de Votorantim", com endereço à Rua João Walter n° 120, Centro de Votorantim. Já no dia 29/11/1999, domingo reunido durante todo dia em Congregação Presbiterial de Votorantim, foi organizada em igreja recebendo o nome de Igreja Presbiteriana Aliança Eterna, sendo eleitos os seguintes presbíteros: Ademir Braca, Airton Faloci, Davi Alves Machado, Joraci Oliveira Muniz e Nelson Pedroso Jr. e para diáconos: Aledir Teruel, Francisco Maimone, Vagner Maria Mendes, Sebastião Ribeiro Silva, Valder Ventura e Lucas Pedroso. Para os atos pastorais foi nomeado o Reverendo Ismael Andrade Leandro. Foram arrolados como membros da IPAE 124 nomes. Em dezembro de 1999 foi eleito para o biênio 2000/2001 o pastor Helio Ribeiro de Queiroz.
A IPAE, desde a sua organização passou pelos seguintes endereços; até 2002 permaneceu na Rua João Walter n° 120. Em 2003 estivemos na Avenida São João, e em 2004 no atual endereço na Rua Francisco Cereta n° 40, aonde havia a congregação da IPB de Votorantim e posteriormente da IPB da Vila Galli. Em 2005 a IPAE assumiu em comodato a atual endereço por um prazo de 15 anos renovável por mais de 15 anos.
Assim como em Êxodo 35.21 o que nos chama atenção são as diretrizes que a IPAE deve tomar com relação a construção do templo propriamente dito, assim como nosso Deus disse ao povo israelita naquele momento, a homens e mulheres através de Moises, foi solicitado material necessário para a construção do Templo da Revelação (congregação) para ali cultuar o nosso Deus e oferecer ofertas de sacrifício.
O povo atendeu de pronto o pedido de Moises e as ofertas trazidas ultrapassaram o pedido feito pelos artesãos do templo.
O Conselho da IPAE para o ano de 2015 vai empenhar-se pela construção do templo tendo como vantagem inicial a futura venda do imóvel situado na Vila Nova Votorantim.
A Deus toda honra, louvor e gloria. Que Deus nos ajude e nos abençoe nesta jornada.”
(Presbítero em disponibilidade Sergio Lourenço de Souza).


ATUALIDADES


Em 31-12-2012 contava com 89 membros comungantes e 15 não comungantes (menores). Sua Escola Bíblica Dominical contava naquela data com 82 alunos matriculados.  
Fonte: SE/Presbitério de Sorocaba.



ACERVO FOTOGRÁFICO

 


Futuro templo (projeto)


 
Interior do templo atual




Presbíteros Joraci Oliveira Muniz
Ademir Braca, David Alves Machado e 
Sergio Lourenço da Silva 
(pioneiros)



Conselho atual: Rev. Mauro Ribeiro de Freitas: Presidente;
Presbíteros: Tiago Teruel, Vice-presidente;
  Reginaldo da Silva e 
Gilberto Moraes



Exterior do templo atual


"Pedalando com Cristo"


Trabalho Feminino
Irmã ZereteTeruel


SAFs em Camboriú, SC


Defronte à Catedral Presbiteriana- RJ



SOBRE O AUTOR



Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. Recentemente foi agraciado com o título de Cidadão Aluminense pela Câmara Municipal daquele município onde residiu e trabalhou durante 31 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário