sexta-feira, 17 de abril de 2015

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DE VILA HORTÊNCIA

APRESENTAÇÃO

 

          Elaborei a História da Igreja Presbiteriana de Vila Hortência e publiquei-a há algum tempo em meu blog juntamente com  as demais igrejas dos dois presbitérios de Sorocaba. Com a inserção de atualizações foi necessário repartir a postagem em duas e aí a melhor solução foi agrupar as igrejas do Presbitério de Sorocaba em um popst e as igrejas do Presbitério Leste Sorocabano em outro.
         Muitas das igrejas tem seu histórico oficial, outras não. Espero que um dia todas tenham. Da Igreja Presbiteriana de Vila Hortência recebi um histórico amplo e pormenorizado, extraído do livro de atas número 1 do Conselho e com isso o trabalho ficou à beira da perfeição.
         Agradeço de coração ao Reverendo Alexandre Santos Oliveira, atual pastor da igreja, de quem tive o privilégio de ser ovelha no final dos anos noventa na Igreja Presbiteriana de Araçoiaba da Serra. Foi ele quem me forneceu o histórico da IP de Vila Hortência. É o que você vê em seguida.

 

  HISTÓRICO

 

O trabalho presbiteriano em Vila Hortência teve início no ano de 1957 na casa dos irmãos Ermelindo e Josefa Ribeiro, à Rua Joaquim Rodrigues de Barros, 195, Vila Hortência, Sorocaba, SP, onde eram realizados os cultos e a Escola Dominical. O pastor na igreja mãe, a IP de Sorocaba era o Reverendo Natanael Emerick.
No dia 15 de setembro de 1961 foi realizado um culto de gratidão na casa desses irmãos e a partir daí passaram a ser usadas as salas anexas ao templo em construção, estando as mesmas ainda inacabadas.
O terreno para a construção do templo foi adquirido pela Igreja Presbiteriana de Sorocaba em janeiro de 1961, tendo sido iniciada de imediato a construção. O construtor foi o irmão Dorival Quevedo.
Já com o trabalho instalado nas salas do templo, o Conselho registrou um agradecimento ao casal pela dedicação na Seara do Senhor.
O templo foi consagrado no dia 05-09-1962 com a realização de culto solene e celebração da Eucaristia. Nessa ocasião  a igreja recebeu por Profissão de Fé e Batismo os seguintes irmãos: Leonor Gaidukas e Nair Silvina  de Camargo.
Nesse mesmo dia foram batizados os menores: Cassimiro Gaidukas, Jurandir Gaidukas e Sueli Gaidukas, filhos de  dona Pedra e ainda Segiolano Filho, Antonio Evaldo Cano, filhos de dona Leonor.
Os trabalhos em Vila Hortência foram dirigidos inicialmente pelo presbítero Manoel Mesquita o qual foi durante muito tempo o responsável pela Escola Dominical e pelos Cultos, incluindo os trabalhos realizados durante a semana.
Nesses primeiros tempos colaboraram com o trabalho em Vila Hortência outros irmãos e alguns seminaristas, destacando-se entre eles o hoje pastor Reverendo Roberto Pavilek. Foi no seu período de atuação que  a congregação cresceu bastante, surgindo o desafio para que o templo fosse construído.
Há que se registrar, além do trabalho do presbítero Manoel Mesquita a atuação de outros irmãos na direção do trabalho, como João Luiz Prestes, Hermas Pacheco Germano, presbítero Waldemar José Soave, Afonso Pontes, diácono Mariano de Camargo e no ano da organização em Congregação Presbiterial o irmão Luiz Mariano, presbítero em disponibilidade da IP de Londrina, PR, em processo de transferência para a IP de Sorocaba. 
A Congregação Presbiterial de Vila Hortência foi organizada em 22-04-1979 no pastorado do Reverendo Matheus Benevenuto Júnior, que pastoreou-a durante o transcorrer desse ano, sendo designado para auxiliá-lo o Seminarista Ramon Perez, que fez parte da Comissão Organizadora. Foram arrolados 23 membros comungantes e 9 não comungantes.
Nos anos de 1980 e 1981 e parte de 1982 esteve acompanhando o trabalho o pastor nomeado pelo Presbitério de Sorocaba Reverendo Benedicto Neves de Paula e o seminarista Ramon Perez. Nesse período a Congregação teve um acentuado desenvolvimento, tanto no número de membros como na arrecadação financeira.
O número de membros comungantes atingiu 63 e o de não comungantes 24. Nesses anos foram organizadas as sociedades domésticas: UMP, SAF e Coral.
Em junho de 1982 com a ordenação do então bacharel Ramon Perez, este passou a ser o pastor, nomeado pelo PSRC como responsável pela Congregação Presbiterial de Vila Hortência.
Em 1982 e 1983 atuaram como colaboradores no trabalho os seminaristas Walter da Silva Teixeira e José Marcos Mas de Melo, ambos agora pastores. O trabalho continuou prosperando tanto no aspecto financeiro como na membresia, chegando a 48 comungantes e 38 não comungantes em 1983. A Escola Dominical atingiu os 83 alunos e 6 oficiais com 5 classes organizadas.
Nessa época a CPVH adquiriu pisos, bancos de madeira, púlpito, geladeira, armários, ventiladores, fogão, luminosos, mesas, cadeiras, guarda-roupas, luminárias, carpete, vidros para as janelas, nova rede elétrica e outros materiais.

ORGANIZAÇÃO EM IGREJA
A Assembleia para a organização da Congregação Presbiterial de Vila Hortência em Igreja aconteceu no dia 29-09-1984 às 14 h 30 minutos no templo sito à Rua Fernão Sales nº 1326. A Comissão Especial designada pelo PSRC para essa finalidade foi integrada pelos irmãos: Reverendo Benedicto Neves de Paula (Presidente), Reverendo Manoel Peres Sobrinho (Secretário ad-hoc), Reverendo Ismael Andrade Leandro, Presb. Gediel de Moura e Presb. Amós Amaral.
Na organização foram arrolados 50 membros comungantes e 31 não comungantes Feita a eleição de oficiais, elegeram-se presbíteros os irmãos: Luiz Mariano dos Santos, Otávio Barth e Pedro Silveira Camargo.  Os eleitos foram examinados e instalados em 14-10-1984, exceção do Presb. Barth que foi instalado e empossado em ocasião posterior.
No dia 08-11-1984  às 21 h 45 minutos o Conselho da Igreja Presbiteriana de Vila Hortência realizou sua primeira reunião, presidida pelo seu pastor Reverendo Ramon Perez e a presença dos presbíteros Luiz Mariano dos Santos e Pedro Silveira Camargo.
Fonte: Livro de Atas nº 1 da Igreja Presbiteriana de Vila Hortência, folhas 1 a 12. 

  
ATUALIDADES

Em 31-12-2012 a igreja contava com 56 membros comungantes e 09 não comungantes (menores). Possui SAF, UPH e UMP.em atividade. Sua Escola Dominical conta com 52 matriculados.
Seu pastor é o Reverendo. Alexandre Santos de Oliveira, que sucedeu o Reverendo Ramon Perez. 
Fonte: SE/Presbitério de Sorocaba.

 

ACERVO FOTOGRÁFICO

 

O Templo



SAF comemorando aniversário 


Jovens irmãos com o pastor Alexandre


Canto Coral


Povo de Deus na IPVH 



ALGUNS PASTORES


 Rev. Matheus Benevenuto Júnior



Rev. Ramon Perez



Rev. Alexandre Santos de Oliveira



Rev. José Mrcos Más de Mello
Serviu como seminarista



SAIBA QUE: 

A História da Igreja Presbiteriana da Vila Hortência faz parte da postagem "O Presbiterianismo em Sorocaba e Região Parte I.

Para acessar a postagem coloque no seu navegador: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2015/01/o-presbiterianismo-em-sorocaba-e-regiao.html



SOBRE O AUTOR

Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. Recentemente foi agraciado com o título de Cidadão Aluminense pela Câmara Municipal daquele município onde residiu e trabalhou durante 31 anos.
E-mail: prebwilson@hotmail.com




















Nenhum comentário:

Postar um comentário