quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

HISTÓRIA ILUSTRADA DA CIDADE DE TATUÍ



APRESENTAÇÃO

         Em 1962 eu e alguns amigos presbiterianos residentes no então Bairro de Alumínio, distrito de Mairinque, resolvemos visitar uma igreja-irmã localizada no bairro rural do Guarapó no Município de Tatuí, SP. Nessa localidade residiam famílias aparentadas com nosso amigo Walter de Moura, os quais nos dariam hospedagem naquele final de sábado e no domingo.
         Em Sorocaba tomamos o ônibus com destino a Tatuí. Foi nessa ocasião que conheci também Araçoiaba da Serra e Capela do Alto uma vez que o coletivo passou por essas duas cidades.
         Como a ligação entre Tatuí e Guarapó era feita por uma estrada vicinal não pavimentada e caíram chuvas torrenciais, o ônibus que nos levaria ao nosso destino não trafegou. Colocamos pé na estrada e chegamos ao nosso destino.
         Essa caminhada, não tão longa, acabou ficando marcada em nossas mentes, pois se tornou uma pequena aventura. A chuva havia “dado um tempo” quando saímos da cidade, mas nos pegou em cheio no meio da estrada lamacenta. Um raio caiu há poucos metros, produzindo faíscas de  fogo na cerca de arame que margeava a estrada.
        
       Naqueles tempos os moços crentes invariavelmente usavam terno, gravata e sapatos muito bem engraxados. Dá para se imaginar como chegamos à casa dos nossos anfitriões. Todos trocaram suas roupas pelas que nos foram oferecidas. A bondosa senhora que nos recebera alegremente tratou de secar nossas roupas com o ferro aquecido por brasas. Os sapatos eram protegidos por galochas e estavam “intactos”.
         Desfrutamos do domingo lá com eles e no final da tarde nos trouxeram a Tatuí onde pegamos o ônibus para Sorocaba. Em Araçoiaba uma figura bem diferenciada chamou a atenção do grupo: um padre já bem maduro, com sua batina e chapéu preto. Era o cônego André Pieroni, com quem viria conviver alguns anos mais tarde no Liceu Pedro II, onde estudei e ele lecionava. O padre Pieroni construiu um castelo em Araçoiaba da Serra que lá está tal qual ele deixou ao falecer anos mais tarde.
        

A HISTÓRIA DE TATUÍ

A palavra "Tatuí" é de origem tupi e significa "rio do tatu", através da junção dos termos tatu ("tatu") e 'y ("água, rio")7 Para chegar na sua forma atual, o vocábulo nasceu "Tatuhuvú", passou para "Tatuhú", "Tatuhibi", "Tatuhy" e, finalmente, "Tatuí".8
É possível que no local  onde surgiu o povoado houvesse uma importante concentração de índios tupiniquins, na confluência das bacias do Rio Sorocaba e Tatuhuvú (hoje Bairro do Barreiro). Nessa localidade, têm sido encontrados urnas funerárias pré-colombianas de índios tupiniquins.8
Os primeiros povoadores de origem européia da região foram os bandeirantes. Os primeiros povoadores se localizavam no Bairro de São João do Benfica, onde construíram uma capela. Mais tarde, algumas pessoas se mudaram para o sítio chamado de Tatuhuvu, atual localização da cidade. Em 1680, Pascoal Moreira Cabral e seu irmão Jacinto Moreira Cabral acompanharam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro do Araçoiaba (hoje chamado de Morro do Ipanema), onde construíram uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora Del Pópolo.
Os irmãos Pascoal e Jacinto Moreira Cabral, responsáveis pelo início do vilarejo, acompanhavam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro de Araçoiaba, em busca de metais. Anos depois, os dois irmãos, junto com Manuel Fernandes e Martins Garcia Lumbria, autorizados por Carta Régia datada de 5 de fevereiro de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro de Ipanema onde hoje está sediada a cidade de Iperó e fundaram a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que obteve o título de paróquia. Com a fundação da Usina de Ferro de Ipanema, uma ordem régia proibiu o corte de madeira por pessoas estranhas à fábrica.8
Com ajuda de frades de São João do Benfica, que queriam ver a vila transposta para o território em que hoje se encontra a cidade, Tatuí teve sua demarcação realizada pela Câmara de Itapetininga e concluída em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada como de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí em 7 de maio de 1877.8 No começo do século XIX, muitos lavradores dirigiram-se para as terras da antiga sesmaria dos frades do Convento de Itu, às margens do Rio Tietê.8 Em 1823, a cidade passou por um surto de progresso, passando a contar com 12 800 prédios na zona urbana e várias indústrias.8
Fundação: 11 de agosto de 1826 (188 anos)
Tatuí foi fundada em 11 de agosto de 1826 pelo brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um importante defensor da Independência do Brasil.8 Nesse dia, iniciou-se a divisão das terras doadas pelo brigadeiro Jordão para a criação da vila, que tinham o perímetro de 112,5 alqueires. Nos primeiros tempos, Tatuí não apresentava quase progresso, pois não possuía lavouras, vias de comunicação e comércio. Somente mais tarde, Antônio Rodrigues da Costa abriu uma estrada que ligava Tatuí à cidade de Porto Feliz, ajudando, assim, o desenvolvimento de Tatuí.
Logo, surgiu a Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1884 e chegando em Tatuí o primeiro trem no mesmo ano. 8 No dia 11 de julho de 1888, inaugurou-se a Estrada de Ferro Sorocabana, com estação em Tatuí. No dia 28 de janeiro de 1890, foi nomeada a Primeira Intendência, composta de Antônio Moreira da Silva, Nicola Magaldi, Francisco Carlos Baillot e José Pinto Moreira Drumond.8
O primeiro grupo escolar da cidade, o João Florêncio, foi fundado em 1895. Nesse ano, também foi fundada a Santa Casa de Misericórdia. A energia elétrica chegou à cidade em 1909. O Mercado Municipal da cidade foi inaugurado em 1914. O primeiro jornal da cidade foi "O Progresso de Tatuí", publicado a partir de 15 de julho de 1934.
Atualmente, Tatuí, além das atividades agrícolas e de serviços, vem se destacando no campo industrial, atraindo novas indústrias, principalmente do ramo automotivo. É também conhecida como a cidade dos doces caseiros.


INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E SÓCIO-ECONÔMICAS

Tatuí é um município pertencente à mesorregião de Itapetininga e à região metropolitana de Sorocaba. Seus limites são: Norte: Cesário Lange e Cerquilho; Sul: Itapetininga e Alambari; Leste: Boituva, Iperó e Capela do Alto; Oeste: Guareí e Quadra.
Dista 131 km da capital paulista. Sua área é de 523,475 k² e sua população é de 115.115 habitantes (IBGE 2014). A densidade demográfica é de 219,91 habitantes por km quadrado. A altitude é de 645 metros, o clima é o subtropical Ctb
É servido pelos Rios Tatuí, Sarapuí e Sorocaba.

(com adequações)


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

 A Administração pública municipal em Tatuí na atual legislatura (2013 a 2016) está assim constituída: 


PODER EXECUTIVO:
Prefeito:José Manoel Corrêa Coelho (Manu); 
Vice-prefeito: Vicente Aparecido de Menezes (Vicentão). 



Prefeitura Municipal



 
O prefeito


O Vice-prefeito


 PODER LEGISLATIVO:


Câmara Municipal



O atual Presidente da Câmara é Oswaldo Laranjeira Filho.

Vereadores: 

ANTONIO MARCOS DE ABREU (MARQUINHO DA SANTA CASA)
PP - Partido Progressista
PROFISSÃO: FARMACÊUTICO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PP/PDT/PTB/PSL/DEM/PPL, com 2.385 votos, a maior votação do pleito. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. É líder de bancada do PP. Foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016



 
ALEXANDRE DE JESUS BOSSOLAN (BOSSOLAN DA RÁDIO)
DEM - Democratas
PROFISSÃO: RADIALISTA
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PP/PDT/PTB/PSL/DEM/PPL, com 1.780 votos. Cumpre seu segundo mandato na Câmara Municipal. É líder de bancada do DEM.





FÁBIO JOSÉ MENEZES BUENO (DR. FÁBIO MENEZES)
PROS - Partido Republicano da Ordem Social
E-MAIL: fabiomenezes@camaratatui.sp.gov.br
PROFISSÃO: ADVOGADO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PSDB/PCdoB, com 1.540 votos. Cumpre seu quarto mandato na Câmara Municipal. Foi presidente da Mesa Diretora nos biênios 2003/2004 e 2007/2008. Desligou-se do PSDB e filiou-se ao PROS. É líder do prefeito municipal na Câmara. 




 
RONALDO JOSÉ DA MOTA (RONALDO DO SINDICATO)
PPS - Partido Popular Socialista
PROFISSÃO: SINDICALISTA
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PRB/PMDB/PPS, com 1.371 votos. Cumpre o seu segundo mandato na Câmara Municipal.




 
MÁRCIO ANTONIO DE CAMARGO (MÁRCIO DO SANTA RITA)
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
PROFISSÃO: MOTORISTA
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PSDB/PCdoB, com 1.263 votos, cumpre seu primeiro mandato na Câmara.




  
CARLOS RUBENS AVALLONE JÚNIOR (DR. AVALLONE)
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
PROFISSÃO: MÉDICO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PRB/PMDB/PPS, com 1.231 votos. Cumpre seu terceiro mandato na Câmara Municipal. Foi o 1º secretário da Mesa Diretora do Legislativo no biênio 2013/2014. É líder de bancada do PMDB.





WLADMIR FAUSTINO SAPORITO (DOUTOR SAPORITO)
PROS - Partido Republicano da Ordem Social
PROFISSÃO: MÉDICO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PSDB/PCdoB, com 1.230 votos, cumpre seu segundo mandato na Câmara Municipal. Foi presidente da Mesa Diretora do Legislativo no biênio 2011/2012. Desligou-se do PSDB e filiou-se ao PROS. Foi eleito presidente da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. 




JOSÉ EDUARDO MORAIS PERBELINI (EDUARDINHO AMIGO DO POVO)
PRB - Partido Republicano Brasileiro
PROFISSÃO: COMERCIANTE
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PRB/PMDB/PPS, com 1.216 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Foi o vice-presidente da Mesa Diretora do Legislativo no biênio 2013/2014. É líder de bancada do PRB.





ROSANA NOCHELE PONTES (ROSANA DO SUPERMERCADO)
PROS - Partido Republicano da Ordem Social
PROFISSÃO: COMERCIANTE
HISTÓRICO: Eleita em 2012 pela coligação PMN/PSB, com 1.186 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Desligou-se do PMN e filiou-se ao PROS. Foi eleita vice-presidente da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016.



 
ANTONIO CARLOS PRESTES (PANGARÉ)
PSB - Partido Socialista Brasileiro
PROFISSÃO: EMPRESÁRIO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PMN/PSB, com 1.025 votos. Cumpre seu segundo mandato na Câmara Municipal. É vice-líder de bancada do PSB.




 
DIONE BATISTA (DIONE)
PDT - Partido Democrático Trabalhista
PROFISSÃO: VIGILANTE
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PP/PDT/PTB/PSL/DEM/PPL, com 983 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. É líder de bancada do PDT. Foi eleito 2º secretário da Mesa Diretora do Poder Legislativo para o biênio 2015/2016.




VALDECI ANTONIO DE PROENÇA (VALDECI PROENÇA CABELEIREIRO)
PSB - Partido Socialista Brasileiro
PROFISSÃO: CABELEIREIRO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PMN/PSB, com 949 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Foi o 1º secretário da Mesa Diretora do Legislativo no biênio 2013/2014. É líder de bancada do PSB.



 
LUÍS DONIZETTI VAZ JÚNIOR (JÚNIOR VAZ)
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
PROFISSÃO: SERVIDOR PÚBLICO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PSDB/PCdoB, com 949 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. É líder de bancada do PSDB.







JOB DOS PASSOS MIGUEL (JOB)
PPL - Partido Pátria Livre
E-MAIL: job@camaratatui.sp.gov.br
PROFISSÃO: COMERCIANTE
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PP/PDT/PTB/PSL/DEM/PPL, com 946 votos. Cumpre seu segundo mandato na Câmara Municipal.



 


JOSÉ MÁRCIO FRANSON (JOSÉ FRANSON)
PT - Partido dos Trabalhadores
PROFISSÃO: AUTÔNOMO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PT/PR/PHS, com 935 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. É vice-líder de bancada do PT




  
 
OSWALDO LARANJEIRA FILHO (LARANJEIRA)
PT - Partido dos Trabalhadores
PROFISSÃO: BANCÁRIO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PT/PR/PHS, com 878 votos. Cumpre seu quarto mandato na Câmara Municipal. Foi o presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo no biênio 2013/2014.




 
ANDRÉ MARQUES (ANDRÉ NORBAL)
PT - Partido dos Trabalhadores
PROFISSÃO: UNIVERSITÁRIO
HISTÓRICO: Eleito em 2012 pela coligação PT/PR/PHS, com 873 votos. Cumpre seu primeiro mandato na Câmara. É líder de bancada do PT




INDÚSTRIA E COMÉRCIO

         Conhecida como a Capital da Música, Tatuí, SP também tem se desenvolvido em outro setor que têm sido fundamentais para o desenvolvimento econômico. Entre os destaques, segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento está o setor de produção de cerâmicas.
         De acordo com a Associação de Cerâmica de Tatuí e região (Acertar), atualmente existem 31 empresas do setor estão instaladas no município. Elas geram aproximadamente 4.700 empregos, sendo cerca de 3.500 diretos e outros 1.200 indiretos. A cidade ainda é considerada um dos maiores pólos da América Latina no setor.

O Comércio divido por categorias






Cerâmica Strufald


Caldec - Ind. e Comércio de Calderaria


Engemix


Grenalmound Group


Grafictron Brasil


Hotel Ramada Encore


Indústrias de Vidros Guardian


Madeireira Cedro


Metro-Schacman


Olaria Caetano


White Martins


Yazaki


Zé Careca Carpinteiro
SAÚDE


Centro Ortopédico Tatuí - Hospitais e Postos de Saúde
Rua General Bertoldo Klinger, 10 - Bairro: Jardim São Paulo - Tatuí - SP
Centro Clínico Albuquerque - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Maneco Pereira, 365 - Bairro: Centro - Tatuí - SP
(15) 3251-9778
Hospital Maternidade Tatuí - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Rotary Clube, 101 - Bairro: Vila Doutor Laurindo - Tatuí - SP - CEP: 18271-440
(15) 3251-5290
Hosão Pauloital do Dente - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Prudente de Moraes, 451 - Bairro: Centro - Tatuí - SP
(15) 3251-8736
Laboratório de Analises Clinicas Nakano Tatuí - Hospitais e Postos de Saúde
Avenida São Carlos, 229 - Bairro: Centro - Tatuí - SP
Santa Casa Misericórdia Tatuí - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Maneco Pereira, 299 - Bairro: Centro - Tatuí - SP - CEP: 18270-400
(15) 3251-2666
Utiloc Materiais Médicos Hospitalares e Ortopédicos - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Coronel Bento Pires, 312 - Bairro: Centro - Tatuí - SP
(15) 3305-5295
Ubs Antonio Rodrigues Vila Esperança - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Coronel Lucio Seabra, S/N - Bairro: Vila Esperança - Tatuí - SP
U B S Doutor Laurindo - Hospitais e Postos de Saúde
Rua Chiquinha Rodrigues, 895 - Bairro: Vila Doutor Laurindo - Tatuí - SP
(15) 3251-4639



Hospital Unimed 2


Maternidade de Santa Casa


Pronto Socorro



AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE


Empresas listadas por localidade:

Agro Quadra Coml Ltda
r 11 Agosto, 3320, Tatuí, SP, Tatuí
Fazenda Canapuan
rod Antonio Romano Schincariol, 121, Jardim Wanderley, Tatuí, SP, 18277-670, Tatuí
Carla D Camargo
r 15 Novembro, 634, Tatuí, SP, Tatuí
Agro Pecuária Dellamutta Ltda
av Doutor Sales Gomes, 233, Centro, Tatuí, SP, 18270-690, Tatuí
Fazenda Primavera
rod Mario Batista Mori, Vila São Cristóvão, Tatuí, SP, 18280-000, Tatuí
Agropecuária Judas Tadeu Ltda
rod Senador Laurindo Dias Minhoto, 2, Loteamento Amaro Padilha, Tatuí, SP, 18273-300, Tatuí
Horiguchi Masaru
rod Antonio Romano Schincariol, 113, Jardim Wanderley, Tatuí, SP, 18277-670, Tatuí
Horiguchi Mitsuru
rod Antonio Romano Schincariol, 113, Jardim Wanderley, Tatuí, SP, 18277-670, Tatuí
Casa Agricultura Tatuí
r Treze de Maio, 1084, Centro, Tatuí, SP, 18270-210, Tatuí
João B Imperatore
rdv Pres Castelo Branco, 133, Tatuí, SP, Tatuí



Agro-Mecânica Tatuí - Trator antigo


Educação Ambiental


Parque Ecológico Municipal


Patrulha Rural Mecanizada


Rodada de Negócios na área Agro-Ambiental



EDUCAÇÃO

Ensino médio

Tatuí conta com várias escolas do ensino médio. As principais são:
Centro Educacional SESI Tatuí
Escola Altina Maynardes Araújo
Escola Ary de Almeida Sinisgalli
Escola Barão de Suruí
Escola Chico Pereira
Escola Deócles Vieira de Camargo
Escola Fernando Guedes de Morais
Escola José Celso de Mello
Escola Lienette Avallone Ribeiro
Escola Semíramis Turelli Azevedo

Escolas Técnicas
Escola Técnica Doutor Gualter Nunes
Escola Técnica Estadual Sales Gomes

Ensino superior
Faculdade de Desenho de Tatuí (FDT) - com sede na Assetta Faculdades de Tatuí
Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí - FAFICILE - com sede na Assetta Faculdades de Tatuí
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, com sede no Colégio Ideal
Universidade Paulista - UNIP, com sede na Assetta Faculdades de Tatuí

Escolas particulares
Centro Educacional SESI-024
Colégio Adventista
Colégio Anglo - Unidade Tatuí
Colégio Bem Me Quer Positivo
Colégio Ideal
Colégio Objetivo
Colégio Presbiteriano de Tatuí (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
Colégio XI de Agosto
(com adequações)


FATEC


Escola Estadual Barão de Suruí


 Escola Eunice Pereira de Camargo


Escola Municipal Eugênio Santos 


 Escola Municipal João Florêncio


Pré-escola Ciquinhya Rodrigues


SENAI


SESI


Rede Pública Municipal de Educação


 Museu Histórico de Tatui


CULTURA


Conservatório Carlos Gomes

O Conservatório Dramático e Musical  "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, mais conhecido apenas como Conservatório de Tatuí, é uma escola de música ligada ao Governo do estado de São Paulo.
Foi criado por uma lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado em 11 de agosto de 1954. Localizado em Tatuí, o Conservatório oferece gratuitamente 47 cursos diferentes com duração média de seis anos (além de dois anos de aperfeiçoamento, opcionais).
A escola tem a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de reconhecimento internacional. É uma instituição de grande prestígio, tanto que concentra estudantes de diversas cidades do Brasil, além de países da América Latina. Ocasionalmente, o Conservatório de Tatuí também recebe estudantes para aperfeiçoamento em música brasileira vindos da América do Norte, Europa e, até da Ásia.
O Conservatório disponibiliza aos seus alunos um programa de ensino atualizado e possui total infra-estrutura para a realização de suas atividades. Seu complexo musical conta com o Teatro Procópio Ferreira, um setor de artes cênicas, grupos de canto-coral, alojamento, biblioteca e cerca de 50 conjuntos instrumentais. São orquestras, bandas, big bands, grupos de música de câmara e de MPB e Jazz por meio dos quais os alunos têm assegurados a prática musical e o contato com instrumentistas profissionais. Entre os conjuntos, destaca-se a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Além da sua tradição na excelência em ensino, o Conservatório cumpre uma programação artística anualmente. Entre seus principais eventos – conhecidos por permitirem a apresentação de artistas e grupos nacionalmente conhecidos – estão o Festival Brasil Instrumental, o Festival de Música Popular Brasileira, o Festival de Férias, a Semana "Paulo Setúbal", o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo e a Semana da Música. A escola ainda promove exposições, concertos, workshops, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. Sua produção interna é, ainda levada aos mais diferentes pontos do estado de São Paulo ao longo do ano.
Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório contribuiu de forma essencial para que a cidade de Tatuí ficasse conhecida como a “Capital da Música”. O título foi dado em 30 de janeiro de 2007 por meio da lei estadual 12.544, que oficializa a cidade como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”.

Artes Cênicas

Os cursos de artes cênicas são oferecidos pelo Conservatório de Tatuí desde 1976. A partir do ano de 1990, foi criado um setor exclusivo voltado às artes dramáticas. Além dos cursos de formação de atores, passaram também a serem oferecidas oficinas técnicas e ações na comunidade. O setor também passou a contar com um grupo de teatro oficial (a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí) e a coordenar o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo).
Ao longo dos anos, centenas de profissionais de teatro e técnicos de artes cênicas foram formados pelo Conservatório de Tatuí. No setor foram montados, ainda, centenas de espetáculos, destacando-se “Édipo Rei”, de Sófocles; “Santa Joaninha e sua cruel peleja contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja”, de Timochenko Wehbi; “O Desconhecido” de Ozualdo Candeias; “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza; “A cantora careca”, de Ionesco; entre outras. As montagens receberam prêmios em importantes eventos, tais como o Mapa Cultural Paulista, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente e Festival Nacional de Teatro de Americana.
Atualmente, a qualidade do curso de artes cênicas do Conservatório de Tatuí é reconhecida pelo Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo). O Sated oferece exclusivamente a alunos de artes cênicas do Conservatório de Tatuí a possibilidade de obter um registro provisório, antes mesmo de concluir o curso, e poder atuar no mercado de trabalho, de forma regular.
O setor de artes cênicas oferece os seguintes cursos:
- Teatro Juvenil - para interessados a partir de 12 anos, com duração de seis semestres e aulas duas vezes por semana. Nele, são oferecidas aulas de Jogos Teatrais, Consciência Corporal e Vocal, Interpretação, Introdução ao Circo e Teatro de Animação, Música Aplicada ao Teatro e Montagem.
- Teatro Adulto - para maiores de 16 anos, com duração de seis semestres e aulas de segunda a sexta-feira. Nele, são desenvolvidas aulas de Jogos Teatrais, Improvisação e Montagem; História do Teatro; Consciência Corporal e Preparação Corporal; Consciência Vocal, Preparação Vocal e Música Aplicada ao Teatro; Interpretação; Teatro Brasileiro; e Estética Teatral.
- Aperfeiçoamento em Performance – com duração de dois semestres.
- Aperfeiçoamento em Direção – com duração de dois semestres.
- Oficina de Cenografia – para maiores de 16 anos, com duração de dois semestres.

Após a conclusão do curso de Teatro Adulto, o aluno pode requerer o aperfeiçoamento, que têm duração de dois semestres.
Para ingressar nos cursos da Coordenação de Artes Cênicas, os candidatos fazem um teste envolvendo leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. O teste é aplicado em três etapas: teste escrito (questões sobre entendimento de texto); leitura à primeira vista; e exercícios teatrais.
Fonte: http://www.conservatoriodetatui.org.br/cursos.php?id=13




Conservatório Dramático e Musical Carlos Gomes


Teatro Procópio Ferreira


 PAULO SETÚBAL



“Paulo Setúbal nasceu em 01 de janeiro de 1893 em Tatuí, SP. Desde o colégio já escrevia; cursou Direito, foi revisor no jornal A Tarde e conseguiu reconhecimento literário ao publicar uma de suas poesias nesse jornal.
Quando se fixou em São Paulo dedicou-se à carreira de advogado e atuou na política como deputado estadual, mas logo renunciou ao mandato com o agravamento de sua doença – ele tinha tuberculose.
Dedicou-se à literatura. Iniciou-se, então, a sua principal fase de produção literária em que o seu gênero por excelência foi o romance histórico. Era um dos escritores mais lidos do país. Foi consagrado pela Academia Paulista e pela Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 4 de maio de 1937, em São Paulo.
Algumas obras: Alma cabocla, A marquesa de Santos, Nos bastidores da história, Confíteor. “... Crime absurdo, /O crime de nascer. Eu espio-o, vivendo. /Maldita a vida que promete e falta! /Que mostra o céu prendendo-nos à terra,/Que dando as asas não permite o vôo.” in Confiteor, cap. XVIII “
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/paulosetubal/index.php?p=5028






Museu Paulo Setúbal




SEGURANÇA PÚBLICA

Delegacia de Polícia - Delegacias e Policiamento
Travessa Amaro Padilha, 10 - Bairro: Jardim São Paulo - Tatuí - SP - CEP: 18271-101
(15) 3251-4240
Delegacia de Defesa da Mulher - Delegacias e Policiamento
Rua Coronel Aureliano de Camargo, 743 - Bairro: Centro - Tatuí - SP
(15) 3305-6619
Policia Militar do Estado de São Paulo - Delegacias e Policiamento
Rua Benedito Faustino da Rosa, s/n - Bairro: Jardim Wanderley - Tatuí - SP
(15) 3251-1499
Policia Militar Ambiental - Delegacias e Policiamento
Rua Orlando Paulino da Cruz, 20 - Bairro: Parque Santa Maria - Tatuí - SP
(15) 3251-6441
Policia Militar do Estado de São Paulo - Delegacias e Policiamento
Estrada Vicinal, S/N - Tatuí – SP



Delegacia de Polícia


Premiação na Polícia Militar


Grupamento de Bombeiros


Guarda Civil Municipal



RELIGIÃO ( ALGUMAS IGREJAS)


Interior da Igreja Matriz (Católica)


2ª Igreja do Evangelho Quadrangular


Igreja Batista


Congregação Cristã no Brasil


Igreja Adventista


Assembleia de Deus


Igreja Presbiteriana do Brasil



ESPORTES      

Tatuí conta com diversas equipes amadoras desportivas de futebol filiadas a Liga Tatuiana de Futebol. As principais são:
Além do futebol, Tatuí conta com equipes de futsal,43 atletismo, basebol, natação, basquete, voleibol, futebol americano, rugby, tênis e campeonatos de Skate. Além de sediar anualmente corridas de motocross  e o rodeio.
Tatuí conta ainda com diversas academias de artes marciais. Além de vários clubes recreativos, como a Associação Atlética XI de Agosto, o Clube de Campo de Tatuíe o CAT-SESI Wilson Sampaio.
Em 1945 a equipe de pólo do Esporte Clube São Martinho conquistou o título de campeão brasileiro na modalidade. Porém, atualmente, esse esporte não vem sendo praticado na cidade.

Estádios de Futebol

Estádio Ás de Ouro (Santa Rita)
Estádio Complexo Magalhães Padilha (Estádio Municipal)
Estádio Dr. Gualter Nunes (XI de Agosto)
Estádio J.R. do Amaral Lincoln (São Martinho)
Estádio Lupércio Bernardo (Itatibão) (Clube de Campo)
Estádio Menotti de Campos (Santa Cruz)
Estádio Simeão Sobral de Oliveira (Vila Jurema)
Estádio Sindicato dos Metalúrgicos (Sindicato dos Metalúrgicos)
Estádio Toca da Coruja (Jardim Lírio & São Joaquim)
Estádio do Terrão (Atrás do Bombeiro)
(com adequações)

 

São Martinho - Veteraníssimo


XI de Agosto - Bi-campeão Amador 
do Estado de São Paulo


XI de Agosto - AABT-DME


Tatuí - Campeã nos Jogos Regionais de 2012


 Lançamento da Copa Craque do Futuro


Volley de Tatuí






PERSONALIDADES

“Emílio Ribas, renomado cientista, residiu em Tatuí, onde, além de clinicar, era médico da Fábrica São Martinho. O local onde hoje está o Lar Donato Flores era sua chácara. Ele doou a área para a construção de uma beneficência para os portadores do Mal de Hansem.
  • Gualter Nunes, médico carioca, viveu e faleceu em Tatuí. Foi médico amigo da pobreza, bastante popular, e presidente do Rotary Club, A. A. XI de Agosto, além de vereador e apreciador de teatro, música clássica, literatura, todo tipo de esporte  relacionado a automóveis e motos.
  • A composição "As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz", canto coral, de Nacif Farah, foi premiada e tocada na Rádio do Vaticano em Roma.
  • A Rua Prudente de Morais (antiga Rua Direita) recebeu esta denominação no dia 10 de dezembro de 1902, em virtude da morte do Presidente Prudente de Morais.
  • O primeiro cemitério de Tatuí ficava atrás da Igreja da Matriz e era chamado cemitério do Santíssimo. O último a ser enterrado ali foi Antonio Molitor. Hoje, o local abriga a casa S. Pio X. O segundo cemitério foi na Praça Martinho Guedes. O atual cemitério, "Cristo Rei", foi benzido em 23 de junho de 1869.
  • O Cine Santa Helena foi inaugurado no dia 3 de março de 1955. O primeiro filme exibido foi "Quo Vadis". O cinema tinha capacidade para 680 lugares. Pertencia à Empresa Alberto Stape, gerenciada pelo filho Milton Stape.
  • O Cine São José foi inaugurado dia 11 de janeiro de 1926. Eram proprietários: Euclides Barros e Celestino Boavão e Cia.. Depois foi adquirido pela empresa de Alberto Stape.
  • Tatuí teve dois mercados municipais. O primeiro foi construído e inaugurado no dia 24 de dezembro de 1879. Foi seu construtor o mestre de obras sorocabano Antônio Joaquim Dias, conhecido por "Bugre". A localização dele era na rua 11 de Agosto, esquina com a Lúcio Seabra. O segundo mercado é o atual, construído em 1914.
  • O segundo Grupo Escolar (grupinho) foi criado por lei do dia 17 de março de 1932. Seu prédio ficava na esquina das ruas 15 de novembro com 13 de maio, onde está a atual residência de Mário Longhi. Depois passou a se chamar Grupo Escolar Professor Eugênio Santos.
  • O primeiro futebolista brasileiro a marcar gol no exterior foi o “Nana”, Juvenal de Campos Filho, nascido em Tatuí. Foi no jogo contra a Argentina no dia 10 de agosto de 1913. Resultado: 1 a 0.
  • O primeiro teatro construído em 1871 foi o teatro São João, na Praça Manuel Guedes. Em 1893 transformou–se num quartel para abrigar as tropas em trânsito para o sul na revolta em Itararé.
  • É a cidade natal da atriz Vera Holtz e do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello.
  • Tatui é a terra dos primeiros caçadores de relíquias do Brasil, Sergio Camargo e Israel L. Santos.
  • O Primeiro antiquário da cidade fazendo parte do roteiro turístico bem no centro Histórico, Rua Cel Aureliano de Camargo 11- praça São Martinho .
  • Em 1971 é inaugurado o Sítio do Carroção, reconhecido internacionalmente pelos seus projetos pedagógicos.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatu%C3%AD (com adequações)


Médico Dr. Emílio Ribas


 Atriz Vera Holtz


 Ministro do Supremo Tribunal
Federal Dr. Celso de Mello


 Sítio Carroção



ARQUITETURA E URBANISMO E OUTROS


Vista aérea


Centro


Praça da Matriz


Aeroporto


Estação ferroviária


Novo fórum


Poupa tempo


 Vídeo sobre a cidade de Tatuí


FOTOS ANTIGAS


Agência Willis AVA


Agência Ford


 Fábrica São Martinho


 Praça central


Tecelagem Campos & Irmãos


Prefeitura


Cemitério Cristo Rei


Centro da cidade


Cineteatro São Martinho


Estação ferroviária (1930)


Estação ferroviária original (1915)


Vista aérea (1953)


Igreja Matriz


Lar São Vicente de Paulo


Orquestra do Conservatório de Tatuí


Praça Paulo Setúbal 



Rua Prudente de Moraes


CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário