segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - HISTÓRIA ILUSTRADA DO MUNICÍPIO

APRESENTAÇÃO

         Fui um morador indireto, se é que isso é possível, do Município de São Roque. Sim porque vindos de mudança de Ipaussu, interior do Estado de São Paulo, fixamos residência em Alumínio, então um bairro de Mairinque.
Justamente no mês e ano que aportamos em Alumínio, (dezembro de 1958), foi realizado o plebiscito no qual o povo mairinquense foi consultado para decidir sobre a elevação do distrito à condição de Município. No dia 31-12-1958 pela Lei nº 5.121 Mairinque desmembrou-se de São Roque e foi elevado à categoria de Município. Em outubro de 1959 foram realizadas as eleições no novo município. (https://www.google.com.br/#q=pequena+hist%C3%B3ria+do+municipio+de+mairinque
Meu relacionamento com a cidade sanroquense era bem restrito. Porém alguns fatos marcaram aqueles primeiros tempos de minha vida e eles estão relacionados com São Roque.
Não me lembro com muita precisão, porém aconteceu algo inusitado comigo e meus irmãos mais novos e um amigo em comum: fomos assistir ao filme "Os Dez Mandamentos” no Cine São José e devido a duração do filme não encontramos nenhuma condução para voltarmos a Alumínio. Tivemos de fazer o trecho a pé, chegando à Vila Paulo Dias por volta das quatro da manhã.
Em 1963 comprei uma lambreta na Vila Santa Quitéria. O vendedor era meu companheiro de trabalho na CBA. Fiquei com o pequeno veículo  por pouco tempo e passei a mesma adiante. Motivo: não era habilitado e caí com ela duas vezes, uma delas na descida da Vila Brasilina. Foi um tombo feio com direito a um rápido desmaio.
Os anos se passaram e em 1975 fui candidato a Vereador obtendo 223 votos. Faz sentido citar o episódio aqui porque um colega aluminense, concorrendo por outro partido, obteve menos de 200 votos e foi eleito. Vendo como eu estava chateado com a situação o Meritíssimo Juiz de Direito Dr. Rubens Ely de Oliveira, da comarca de São Roque e que presidia as apurações explicou-me calmamente a questão do quociente eleitoral, que até então eu não entendia bem.
Entre 1978 e 1984 fui professor no Sistema Educacional Barão, lecionando Sociologia Industrial e Psicologia do Trabalho para alunos do curso de segundo grau Técnico em Segurança do Trabalho. Arrependo-me de não ter ingressado no Colégio Estadual Horácio Manley Lane onde fui chamado a lecionar no curso de formação de professores primários I(antigo magistério). Teria feito uma carreira no magistério estadual, porém preferi o Supletivo Municipal – fui imediatista.
Em outubro de 1988 fui candidato a Vereador pelo Município de Mairinque, sendo eleito com a maior votação entre os candidatos de meu partido. Fui diplomado no Fórum de São Roque. Não guardei o nome do Meritíssimo Juiz de Direito à época.
Finalmente, com a instalação da Justiça do Trabalho na cidade, estive representando a Prefeitura Municipal de Mairinque como preposto nos anos de 1993 e 1994 em processos trabalhistas.
Tive o prazer de colaborar escrevendo para o jornal O Democrata durante alguns anos e nesse mesmo órgão da imprensa prestava conta de minha atuação como Vereador em Mairinque. Tive bom relacionamento com o Prof. Elcio Roque Boccato, diretor proprietário do jornal e também com a equipe da Rádio Universal de São Roque, a qual transmitia ao vivo os trabalhos da Câmara. O chefe desse trabalho era o radialista Francisco Azzini.
Mas a relação mais forte entre minha família e a cidade de São Roque está no fato que duas de nossas filhas (Eliane e Flávia) e o caçula (Artur) nasceram na Santa casa da cidade. O nome do caçula foi posto em homenagem ao médico Dr. Arthur Alberto Salvetti Jr. que atendeu minha esposa Sra. Claudineide nos partos e em outras ocasiões em que seus préstimos foram necessários.
Outros médicos com consultório em São Roque que sempre nos atenderam muito bem quando precisamos dos serviços deles: Dr. César Eduardo Vieira, Dr. Roque Ribeiro Lopes (Dr. Zozó), Dr. James Beal Munhoz, Dr. Benjamim Fernandes e Dr. Wanderley Bernardi. A dra. Elizabeth Hirakawa nos atendia em Mairinque.

 

 A HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO ROQUE


         Tendo já escrito sobre Alumínio e Mairinque, senti o desejo de fazer uma postagem sobre a Estância Turística de São Roque. É bom deixar claro que há diferença entre escrever a História e fazer uma postagem. No primeiro caso, sou autor, no segundo apenas reproduzo o que já está escrito e publico na Internet.
Portanto, segue-se a transcrição da História: 
“A data de fundação de São Roque não é conhecida com precisão. No entanto, levantamentos históricos indicam que por volta de 1665, o abastado Capitão Pedro Vaz de Barros, o"Vaz-Guaçu" (grande Vaz), tomou posse da sesmaria de terras, nas proximidades da confluência dos ribeirões Carambaí e Araçaí. No local, erigiu residência e a capela, sob invocação de São Roque, ao redor dos quais, foram surgindo diversas casas, formando um aldeamento que, conforme se referiu o cronologista Pedro Taques de Almeida Paes Leme, " casa e fazenda tiveram população tal, que bem podia ser vila".
Logo depois, um de seus irmãos, Fernão Paes de Barros, fixou-se na mesma região, erigindo, em 1681, ao lado de sua residência, uma capelinha sob a invocação de Santo Antônio.
Após o desenvolvimento das primeiras décadas, o pequeno núcleo manteve-se estagnado, sendo a propriedade sucedida por vários herdeiros de Vaz-Guaçu. Dentre eles, Matias Leite de Barros, Capitão-mor da região, concedeu tratos de terra aos colonizadores que ali se radicaram, verificando-se acentuado crescimento da população.
Assim, em 1778, a " Capela de São Roque do Carambaí", como então conhecida, foi elevada à categoria de freguesia.
Em 1832, o Tenente Rosa Passos, então na chefia da localidade, conseguiu a elevação da freguesia à categoria de vila, com prerrogativas de Município, sendo instalado, ainda, a primeira escola.
A grande aspiração sanroquense foi alcançada somente em 1864, tornando-se cidade, por ato Governamental do Barão Homem de Melo, então Presidente da Província de São Paulo.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado em 1768.
Elevado à categoria de Município com a denominação de São Roque por Decreto de 10 de junho de 1832, desmembrado de Parnaíba. Constituído do Distrito sede. São Roque. Cidade por Lei Provincial nº 26, de 22 de abril de 1864.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de São Roque se compõe de 2 Distritos: São Roque e Mayrink.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de São Roque permanece com os mesmo Distritos da divisão anterior.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de São Roque compreende o único termo judiciário da comarca de São Roque e se divide em 3 Distritos: São Roque, Araçariguama e Mairinque, estando este último grafado Mayrink no ano de 1936 e no de 1938.
No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de São Roque é composto dos Distritos de São Roque, Araçariguama e Mairinque, e é termo da comarca de São Roque, formada de 1 único termo, São Roque, termo este formado pelos Municípios de São Roque e Una.
Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de São Roque ficou composto dos Distritos de São Roque, Araçariguama, Mairinque e Taxaquara.
Figura no quadro territorial fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948 para 1949-53, composto dos Distritos de São Roque, Araçariguama, Mairinque e São João Novo(ex- Taxaquara), comarca de São Roque.
Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de São Roque o Distrito de Mairinque.
Assim permanecendo no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para 1954-58.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município de São Roque é formado dos Distritos de São Roque, Araçariguama, Canguera e São João Novo, comarca de São Roque.
Lei Estadual nº 7644, de 30 de dezembro de 1991, desmembra do Município de São Roque o Distrito de Araçariguama.
GENTÍLICO: SÃO-ROQUENSE

INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO

 

São Roque é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º31'45"Sul e a uma longitude 47º08'07" Oeste, estando a uma altitude de 771 metros. De acordo com os dados do IBGE, relativos ao ano de 2010, a população corresponde a 78 873 habitantes.
São Roque é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Geografia

Possui uma área de 308,35 km².
Está situada a cerca de 55 quilômetros da capital do estado.

Clima

O clima de São Roque é o subtropical Cwa, segundo a classificação climática de Köppen,com média no mês mais quente, fevereiro, de 23,1°C e média no mês mais frio, julho, de 15,5 e a média de precipitação anual é de 1352mm, geadas ocorrem em praticamente todos os invernos, em julho de 2000, São Roque registrou uma temperatura de -3°C, segundo o governo do estado de São Paulo.

Hidrografia

  • Rio Aracaí
  • Rio Carambeí
  • Rio Guaçu

Transporte público

A Viação São Roque é a empresa que opera as linhas de ônibus no município. Todas as rotas municipais saem no terminal urbano localizado aos fundos da Estação Rodoviária, e atendem toda a zona urbana e os bairros rurais, além de Mailasqui, São João Novo e Canguera.
A cidade também conta com vários pontos de táxis localizados na área central e na Estação Rodoviária.
Já o transporte suburbano é operado por quatro empresas: Viação São Roque Ltda. (para Mairinque, Alumínio e Ibiúna), Rápido Luxo Campinas Ltda. (para Sorocaba), Viação Piracicabana (para Itapevi, Araçariguama,Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Vargem Grande Paulista e Cotia) e Viação Cometa (para São Paulo, Sorocaba e Itapetininga). Todas as linhas operam em um terminal suburbano localizado ao lado da Estação Rodoviária.

Rodovias

O município é ligado à capital do estado por meio de duas rodovias, a Raposo Tavares SP-270 e a Castelo Branco SP-280. A primeira também liga São Roque a Sorocaba, o centro econômico regional mais importante da região. Existe uma ferrovia ligando São Roque a São Paulo e a Sorocaba: trata-se da antiga "linha sorocabana".
A ferrovia, contudo, hoje em dia, somente é usada para o transporte de carga, já que o transporte de passageiros foi extinto no ano de 1999, após a privatização da companhia proprietária da linha férrea, a companhia estadual FEPASA.15 Assim, por meio de transporte coletivo, somente é possível chegar à cidade por meio de ônibus, o qual é operado por duas companhias. O trajeto da rodoviária de São Roque até a rodoviária da Barra Funda é percorrido de uma hora a quarenta a cinco minutos a duas horas, dependendo da fluência do trânsito nas Marginais do Tietê e Pinheiros.

Turismo

São Roque abriga a "Casa e a Capela do Sítio Santo Antonio", um bem cultural de relevância nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional IPHAN no ano de 1941. A casa-grande foi edificada no século XVII, no ano de 1681, pelo bandeirante Fernão Paes de Barros. Trata-se de conjunto arquitetônico de natureza singular, formado por uma casa-grande e uma capela feitas em taipas de pilão, sendo a mais antiga da região. Um dos primeiros a reconhecer seu valor arquitetônico e histórico foi o escritor modernista Mário de Andrade- cuja família doou o imóvel ao Patrimônio Histórico Nacional após sua morte, conforme desejo do escritor.16
Digna de ser visitada é a reserva ecológica conhecida localmente como "Mata da Câmara", um parque municipal no qual se pode admirar a vegetação natural da Mata Atlântica, com suas típicas orquídeas, bromélias, etc. A área faz parte do chamado "cinturão verde da Mata Atlântica", reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.17
A cidade é, ao lado de Jundiaí, uma das poucas do estado de São Paulo que produzem vinho, pelo que é também conhecida. As vinícolas sanroquenses (VINHOS DE SÃO ROQUE), contudo, não produzem a própria uva. Situadas próximas à zona urbana, distribuídas a partir do km 60 da Rodovia Raposo Tavares e pela Estrada do Vinho, elas costumam receber turistas aos fins-de-semana.
Curioso é que a cidade, apesar de estar situada entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio, disponha de uma "estação de esqui". Trata-se de uma pista artificial - feita de plástico - situada em um parque privado.

Administração

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Roque_%28S%C3%A3o_Paulo%29


CALENDÁRIO DE EVENTOS





JANEIRO
Festa de São Benedito – Celebração religiosa realizada na igreja dedicada ao santo e construída por escravos em 1855. A programação inclui missas, quermesse e manifestações artísticas. No dia 6 de Janeiro, dia de Reis, acontece a tradicional procissão que tem em seu itinerário as ruas centrais da cidade.

FEVEREIRO
Carnaval - O carnaval de São Roque é um dos mais fortes do interior do Estado. A cidade possui seis escolas que todos os anos levam para a Avenida Bandeirantes (centro) milhares de pessoas para acompanhar os desfiles.  Os foliões ainda têm a opção de brincar nos trios elétricos ou nos tradicionais bailes e matinês promovidos pelos clubes da cidade.

MARÇO
Open de Vôlei de Praia, Beach Soccer e Beach Basquete - Eventos esportivos que agitam o mês de fevereiro e contam com a participação de equipes de todo o Brasil. 
  
ABRIL
Festa do Peão de São Roque – Evento que faz parte do Circuito Barretos de Rodeio e é uma das etapas do Campeonato Nacional. Reúne milhares de pessoas de diversas localidades que vem ao município para acompanhar as provas e assistir aos shows. 
Corrida de Aleluia – Realizada sempre nos sábados de Aleluia, é uma das provas de pedestrianismo mais antigas do Estado de São Paulo com mais de 60 anos de tradição. O percurso de 8 km abrange as ruas centrais e é oficializado pela Federação Paulista de Atletismo, característica que tem atraído atletas de alto nível do Brasil e do exterior.

MAIO
Romaria dos Cavaleiros de São Jorge – Principal manifestação  folclórica da cidade. Com saída sempre no dia 30 de abril e retorno no dia 1º de maio,  a peregrinação a Pirapora do Bom Jesus é feita por centenas de cavaleiros que enfrentam estradas de terra e poeira para manter a tradição viva. 
Encontro de Carros Antigos – Com o  Recanto da Cascata como cenário, o Encontro de Carros Antigos de São Roque ganha força e visitantes a cada ano. Em média, 200  veículos antigos de todas as marcas e modelos participam do evento que ainda traz: mercado de pulgas, workshops específicos, feira de artesanato, exposições e apresentações musicais.

JUNHO
Festa das Nações - Festa que traz a alegria e tradição de todas as colônias de imigrantes em São Roque. Atos solenes, programações culturais e comidas típicas são algumas das atrações do evento que costuma reunir os imigrantes italianos, seus descendentes e turistas.

JULHO
Festival de Cerejeiras Bunkyos – A festa, realizada no Clube Kokushikan, Bairro do Carmo, é composta por danças e comidas típicas japonesas. As cerejeiras nesta época do ano estão em período de floração atraindo um grande número de visitantes.
Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais - Evento realizado no Recanto da Cascata com grande variedade de orquídeas e plantas ornamentais.
Festival de Inverno no Ski Mountain Park – durante o mês de julho acontecem diversos eventos como shows musicais, encontros de bandas, blues, festival gastronômico, etc.  Site - www.skipark.com.br .
Festa de Nsa. Sra do Carmo – realizada no Bairro do Carmo, uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade, ocorre sempre próximo ao dia de Nossa Sra do Carmo (16 de julho), reunindo grande número de devotos e participação de afro-descendente, pois neste bairro localizava-se um importante quilombo.

AGOSTO
Festas de Agosto – A principal festa religiosa da cidade que tem como homenageado São Roque, o padroeiro da cidade. Originada na união do povo para construção da Igreja da Matriz, a festa possui uma programação bastante tradicional:
1º Domingo de Agosto - Abertura oficial com o desfile conhecido como Entrada dos Carros de Lenha (período da manhã), evento com a participação de carros de lenha com tração animal e mobiliza centenas de devotos que, assim como na época da construção da igreja, doam cargas de lenha à paróquia de São Roque. O desfile lota as ruas do centro e dá inicio à quermesse e shows que fazem parte da programação oficial.
15 de Agosto – Alvorada, Procissão de Nossa Senhora, Baile de Aniversário da cidade no São Roque Clube.
16 de Agosto – Aniversário da cidade. As festividades começam com a Alvorada, Missa Campal e  confecção dos tapetes de serragem tingida que enfeitam as ruas que compõem o trajeto da procissão. Às 17h procissão de São Roque pelas ruas centrais da cidade, ato de fé que mobiliza toda a população e emociona os devotos.


OUTUBRO
Expo São Roque – Principal evento turístico da cidade que tem como carro chefe as alcachofras e os vinhos de São Roque. Realizada nos fins de semana do mês de outubro, no Recanto da Cascata, oferece apresentações musicais, danças, exposições, workshops, opções gastronômicas e  venda de produtos.

NOVEMBRO
Dia do Bandeirante -  Evento cultural e artístico que homenageia as origens de São Roque e do Estado de São Paulo. Realizado no Sítio Santo Antonio, local tombado pelo Iphan como patrimônio histórico, que abriga duas das principais edificações (Casa Grande e Capela) do período colonial.

DEZEMBRO
Natal Iluminado – Ação que enfeita o centro da cidade com milhares de luzes e mobiliza os moradores a enfeitarem suas casas. Possui programação artística como a apresentação de corais, teatro entre outras.

Mais informações na Divisão de Turismo, por meio dos telefones (11) 4712-5664 / 9364 8757, ou pelo e-mail turismo@saoroque.sp.gov.br

 Fonte: http://www.saoroque.sp.gov.br/calendario.asp

ORIENTAÇÕES PARA OS TURISTAS

 Clubes              

Grêmio União Sanroquense

   
Endereço: Rua José Bonifácio de A. e Silva, 452
Telefone: (11) 4712-2088
Site: www.gusclube.com.br

São Roque Clube

   
Endereço: Avenida Antonino Dias Bastos, 368, Centro
Telefone: (11) 4712-2046
Site: www.saoroqueclube.com.br

Hotéis

Hotel Cordialle   

Endereço: Rua Sotero de Souza, 500, Centro
Telefone: (11) 4784-9500
Site: www.hotelcordialle.com.br

 

Hotel Villa Maior   

Endereço: Avenida Tiradentes, 347, Centro - São Roque
Telefone: (11) 4713-1015

 

Hotel Villa Rossa   

Endereço: Rua Cora Coralina, 350 – Vila Darcy Penteado
Telefone: (11) 4713-5560 / (11) 4713-5500
Site: www.villarossa.com.br

Hotel Lellis Itto


   
Endereço: Rua Thomas natalli , 33 - Centro Mairinque - Sp
Telefone: (11) 4708-2181
Site: www.lellisitohotel.com.br

Stefano Hotel
   
Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 56
Telefone: (11) 4714-1464
Site: www.restaurantestefano.com.br


Hotel Alpino de São Roque

Rodovia  Raposo Tavares km 58 - Jardim Esther
São Roque, SP | CEP: 18131-220




  • (11) 4784-8411
  • Site:www hotelurbano.com



 Lazer e Entretenimento

Centro Hípico JGF   

Endereço: Rodovia Quintino de Lima, Km 0,7 - São Roque - SP
Telefone: (11) 4712-5702
Site: www.centrohipicojgf.com.br

 

Centro Hípico São José   

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 46,5 – São Roque
Telefone: (11) 4714-0083 / (11) 9996-3005
Site: www.centrohipicosaojose.com.br

 

Fazenda Angolana   

Endereço: Estrada da Campininha, 257
Telefone: (11) 4711-1640
Site: www.fazendaangolana.com.br

 

Gare da Mata   

Endereço: Estrada Municipal Darcy Penteado, 2051, Vila Darcy Penteado, São Roque
Telefone: (11) 4714-1700 / (11) 4714-1703
Site: www.garedamata.com.br

 

Grêmio União Sanroquense   

Endereço: Rua José Bonifácio de A. e Silva, 452
Telefone: (11) 4712-2088
Site: www.gusclube.com.br

 

Pesqueiro Primavera  

Endereço: Estrada Margarida Korte, Mailasque, São Roque
Telefone: (11) 4714-0274 / (11) 97237-6556
Site: www.pesqueiroprimavera.com

 

Pousada e Pesqueiro Três Lagoas  

Endereço: Estrada do Vinho, Km 2,5
Telefone: (11) 9419-2848 / (11) 7645-1313 / (11) 4711-2400
Site: www.pousadatreslagoas.com.br

 

São Roque Clube

   
Endereço: Avenida Antonino Dias Bastos, 368, Centro
Telefone: (11) 4712-2046
Site: www.saoroqueclube.com.br

 

Ski Mountain Park   

Endereço: Estrada da Serrinha, s/n
Telefone: (11) 4712-3299
Site: www.skipark.com.br


Restaurantes

 

Cantina Tia Lina   

Endereço: Estrada do Vinho, Km 10,4 - Canguera
Telefone: (11) 4711-2018
Site: www.cantinatialina.com.br

Casa da Luiza   

Endereço: Avenida Anhanguera, 313, Jardim Bandeirantes - São Roque
Telefone: (11) 4713-1054 / (11) 4784-2231
Site: www.casadaluiza.com.br

Casa dos Vargas   

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 48
Telefone: (11) 4714-0016 / (11) 4714-1135
Site: www.casadosvargas.com.br

 

Churrascaria Portal dos Pampas   

Endereço: Acesso a Castelo Branco Bairro Guaçu, nº 134 - São Roque - SP
Telefone: (11) 4712-1535
Site: www.facebook.com/Churrascariaporttal?fref=ts

 

Don Magoo Restaurante e Hamburgueria   

Endereço: Rua Jamila Abumanssur Mana, 120 - Guaçu - São Roque – SP (Acesso da Castelo Branco coladinho no novo portal da cidade)
Telefone: (11) 4784-7600 / (11) 4784-2262 / (11) 97160-8585 (Vivo)
Site: www.donmagoo.com.br

 

Família Venturini - Gastronomia e Antiguidades   

Endereço: Rua Pascoal Belmonte, 270, Jd. Brasil - São Roque
Telefone: (11) 4712-5657 / (11) 99794-1941

Gare da Mata   

Endereço: Estrada Municipal Darcy Penteado, 2051, Vila Darcy Penteado, São Roque
Telefone: (11) 4714-1700 / (11) 4714-1703
Site: www.garedamata.com.br

 

Quinta do Olivardo   

Endereço: Estrada do Vinho, km 04, São Roque - SP
Telefone: (11) 4711-1100
Site: www.quintadoolivardo.com.br

 

Restaurante Bolinhas Grill   

Endereço: Rua Enrico Dell Acqua, 89, centro - São Roque
Telefone: (11) 4712-2118

 

Restaurante Casa da Vovó   

Endereço: Estrada do Vinho, 162, Km 10, Canguera - São Roque
Telefone: (11) 4711-1635
Site: www.restaurantecasadavovo.com.br

 

Restaurante da Roça   

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 55 – Vila Darcy Penteado
Telefone: (11) 4714-0542 / (11) 4714-1520
Site: www.pousadajuriti.com.br

 

Sahara - Comida Árabe   

Endereço: Rua Monsenhor Silvestre Murari, 23/25, Centro - São Roque
Telefone: (11) 4712-6377

 

Segredos do Mar   

Endereço: Estrada do Vinho, Km 5 - Sorocamirim
Telefone: (11) 4719-1099
Site: www.facebook.com/pages/Segredos-do-Mar-restaurante-S%C3%A3o-Roque/619759881408016

 

Ski Grill e Pizzaria   

Endereço: Estrada da Serrinha, s/n
Telefone: (11) 4712-3299
Site: www.skipark.com.br

 

Stefano Restaurante   

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 56
Telefone: (11) 4714-1464
Site: www.restaurantestefano.com.br

 

Vila Don Patto

   
Endereço: Estrada do Vinho, Km 2,5 – São Roque – SP
Telefone: (11) 4711-3001
Site: www.viladonpatto.com.br


Vinícolas e Adegas

 

Vinícola Góes   

Endereço: Estrada do Vinho, Km 9 - Canguera
Telefone: (11) 4711-3500
Site: www.vinicolagoes.com.br

 

Vinhos Bella Aurora   

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 56,5
Telefone: (11) 4714-1000
Site: www.bellaaurora.com.br

 

Vinhos Canguera   

Endereço: Estrada do Vinho, Km 8 - Canguera
Telefone: (11) 4711-1304 / (11) 99132-2376 / (11) 4711-1651 / (11) 95323-0590

 

Vinhos Quinta do Olivardo   

Endereço: Estrada do Vinho, km 04, São Roque - SP
Telefone: (11) 4711-1100
Site: www.quintadoolivardo.com.br

 

Vinícola XV de Novembro   

Endereço: Estrada do Vinho, Km 4,5 - Sorocamirim
Telefone: (11) 4711-2044
Site: www.vinhosxvdenovembro.com.br


Fonte:  http://www.guiasaoroque.com.br/turismo/pizzarias.asp



FOTOS ILUSTRATIVAS POR  NATUREZA DE ASSUNTO


Administração Pública

 

 Bandeira

Brasão


Daniel de Oliveira Costa - Prefeito


João Paulo de Oliveira -
Vice-prefeito


Rafael Marreiro Godóy
 Presidente da Câmara

 Mesa Diretora da Câmara Municipal


 

Posse do Prefeito, Vice-prefeito e 
Vereadores em 01-01-2013

Efaneu Nolasco Godinho
Ex Prefeito


Mário Luiz C. Oliveira e Zito
Garcia - Ex prefeitos


Paulino Pereira - Ex Vereador

 

Plenário da Câmara Municipal

  

Comemoração do Dia do Policial
na Câmara Municipal

 

Comemoração do Dia Internacional da
 Mulher na Câmara Municipal


Vereadores Mirins - Câmara Municipal
de São Roque

Festa de fim de ano dos Servidores Municipais

 

Guarda Civil Municipal

Comércio e Turismo 

 

   São Roque Shopping Center

 

Aeroporto de São Roque em
construção ao lado da Rodovia 
Castelo Branco

 

 

Abertura da 21ª Expo São Roque

  


São Roque - Terra do Vinho

 

 

e da Alcachofra

  

Colheita da Uva

  

Pisa da uva

Pavilhão da Expo São Roque


Festa da Alcachofra


 

Uvas de São Roque 

 

Festa de Agosto - Entrada dos Carros com lenha

Pista de Esqui


Outro ângulo da Pista de Esqui

Centro da cidade

Portal da Expo

 

Rancho Ebone

 

Trem Turístico

 

Hotel Alpino

Hotel Villa Rossa

  

 Centro Cultural Brasital


Igreja de São Benedito


Largo dos Mendes


Morro do Cruzeiro


Recanto das Cascatas

Morro do Saboó

EDUCAÇÃO E CULTURA  

 

 Alunos da EMEF Bernardino de Campos

 

 

 EMEF Carmem Lúcia Blanco

Carvalho de Brito

 

 

 Creche do Distrito de São João Novo

 

 

EMEF Roque Vieira

 

 

Escola Estadual de Mailasque

 

 

 Escola Prof. Tibério Justo da Silva

Escola Prof. Horácio Manley Lane

FAC São Roque



Encontro dos formados no Magistério

em 1970 no Horácio Manley Lane


Clube Literária



Dançando na Praça

Grupo de Jazz da Escola Barão de Piratininga

Concurso de Fanfarras

  

 

Programa Escola da Família

Laboratório de Informática da Prefeitura


Encontro de Motos Harley Davidson

Ator Juca de Oliveira 

- Natural de São Roque

 

 

Nascido em 1910, Vasco Barioni foi um 
dos maiores fomentadores da cultura
e da arte em São Roque. Com papel 
de destaque junto a sociedade, atuou
também como um grande incentivador 
das tradições são-roquenses. 

COMUNICAÇÕES  

 

 Prof. Elcio Roque Boccato e 

empresários das Comunicações

 

 

 Sede do jornal O Democrata

 

 

 Carlos Mello - Comunicador

 

 

 

 Família Bocatto

 

 

 Rádio Coluna FM 87,5

 

 

SAÚDE 

 

 

 Hospital Santa Casa

 

 

Hospital UNIMED

 

 

 
Médicos da UNIMED



Aguardando foto

RELIGIÃO



 Igreja Católica (Matriz)



 Seminário do Bairro Marmeleiro


 Congregação Cristã no Brasil


 Igreja Presbiteriana (Jardim Bandeirantes)



 
 Igreja Metodista



ESPORTES 



Estádio Municipal Quintino de Lima


O "Quintinão" visto por outro ângulo 



 Campeonato Municipal de Futebol


 Mais uma: do Campeonato Municipal de Futebol


Copa São Roque de Futebol Sub 18


 Grêmio União Sanroquense e 7 de Setembro


 Delegação de São Roque nos Jogos Regionais


Jogos Abertos da Juventude 


 Programa Caminhando com Saúde



AS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS 



Estação de São Roque 



 Estação de Canguera




 Estação de Mailasque



Estação de Gabriel Pizza



Estação de São João Novo




HISTÓRICAS 


Antigo casarão do Barão de Piratininga
(demolido)





Grupo Escolar Dr. Bernardino de Campos (1894)







Fachada da casa do Zé do Nino



Inauguração do São Roque Clube



Praça da Matriz em 1930



Venda do Antonino Dias Bastos 



 Orquestra Sinfônica de São Roque




Sites das fotos:
http://www.srparkhotel.com.br/pontos.htm
 http://www.camarasaoroque.sp.gov.br/evento.php?acao=exibir&id=1



CONCLUSÃO



         Não tenho a pretensão de ter esgotado o assunto a que me propus escrever. Dessa forma, toda colaboração será muito bem vinda, seja para sanar erros porventura cometidos, seja para enriquecer o texto ou inserir fotos.
Falando em fotografias, pesquisei até com certa exaustão na Internet mas não consegui localizar tudo o que queria. Fotos ou textos poderão ser enviadas pelo e-mail: prebwilson@hotmail.com ou via mensagem no Facebook.
         Espero ter colaborado um pouco para divulgar a Estância Turística de São Roque, cidade com a qual tive ligações conforme exposto na introdução deste trabalho.



SOBRE O AUTOR:



Wilson do Carmo Ribeiro é natural de Campos Novos Paulista, SP onde nasceu aos 16-07-1941. Industriário aposentado e pedagogo é casado com a professora Claudineide Marra Ribeiro com quem tem os filhos: Wilson Claudio (Selma); Eliane (Luiz Rodolfo), Flávia (Willy) e Artur (Catarina). Tem os netos: Guilherme, Mariana, Beatriz, Ana Carolina e Isabella.
Foi Vereador no Município de Mairinque, onde trabalhou também em emprego comissionado na Prefeitura Municipal. Durante quinze anos foi correspondente em Alumínio para jornal da região. Foi professor no primeiro e segundo graus durante 15 anos.
Atualmente dedica seu tempo a historiar cidades, igrejas presbiterianas (é presbítero nessa denominação evangélica desde 1975). e vida de pastores.
E-mail: prebwilson@hotmail.com
 


Outros trabalhos sobre cidades  ou assemelhados do autor são: 

- Cidade de Alumínio - Fatos e Fotos de Sua História http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/10/cidade-de-aluminio-fatos-e-fotos-de-sua.html

- Alumínio - História Ilustrada do Município:  http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/12/aluminio-historia-ilustrada-do-municipio.html

- Companhia Brasileira de Alumínio - 57 Anos http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/06/companhia-brasileira-de-aluminio-57.html

- Pequena História do Município de Mairinque: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/05/pequena-historia-do-municipio-de.html


História de Igrejas:

 - Primórdios do Presbiterianismo em Sorocaba: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/primordios-do-presbiterianismo-em.html

- O Presbiterianismo em Alumínio:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/o-presbiterianismo-em-aluminio_594.html


- O Presbiterianismo em Mairinque:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/o-presbiterianismo-em-mairinque.html


- Igreja Presbiteriana de Araçoiaba da Serra:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/historia-da-igreja-presbiteriana-de.html


- Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/09/hiistoria-da-igreja-presbiteriana-rocha.html


- Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/05/igreja-presbiteriana-filadelfia-de.html




Missões: 


Uma Obra Missionária no Japão: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/07/uma-obra-missionaria-presbiteriana-no.html

Nossa Missão: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/05/conhecendo-uma-obra-missionaria.html

Claudino Marra e dona Antonia em Guanhães:
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/03/claudino-marra-e-dona-antonia-vida.html



O Menino da Pindaíba (Crônica autobiográfica) http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/03/claudino-marra-e-dona-antonia-vida.html










 














 

 





 

 

 



 


 

 

 

 

 

 

 

 





Um comentário:

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...