quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA DE SOROCABA



INTRODUÇÃO

         Em 09-05-2011 publiquei em meu blog uma postagem com o seguinte título: “Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba – Considerações de Um Antigo Membro”
         Justamente quando a Filadélfia está comemorando seu 73° aniversário como igreja organizada o irmão Tércio Prestes Júnior publica na rede social Facebook uma grande quantidade de fotos do povo que fez ou que faz parte dessa que atualmente é a maior igreja presbiteriana de Sorocaba e região.
         Pedi ao irmão permissão para utilizar as fotos na postagem já referida e ele autorizou, fazendo-nos algumas perguntas sobre seus ancestrais que conhecemos há algumas dezenas de anos e que estavam ali retratados.
         Repensando o assunto, achei por bem fazer uma nova postagem, aproveitando algumas informações da antiga e enriquecendo-a com informações textuais e muitas fotos. É o que o leitor/internauta passará a ver em seguida.

A TRAJETÓRIA DE UMA COMUNIDADE VIBRANTE, ACOLHEDORA E EVANGELIZADORA

         No site da Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba   http://www.ipfiladelfia.com.br/ encontramos o histórico que transcrevemos na sua íntegra:

No dia 25 de junho de 1937, na Avenida Siqueira Campos n° 40, cerca de 70 membros adultos e 31 membros menores oriundos da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, reuniram-se e formaram uma Congregação autônoma com o nome de Filadélfia. E foi nomeado como "Pastor Evangelista", o Reverendo Benedito de Carvalho. Também foram nomeados para a Mesa Administrativa os presbíteros: Abdiel Lopes Monteiro, Ismael de Arruda e Urias de Arruda, e os diáconos: Rubens de Arruda, Benedito Severiano Leite e Lázaro Nogueira. Naquele dia a mensagem proferida foi sobre a segunda vinda de Cristo.
Após três anos de crescimento como congregação, o Presbitério resolve organizá-la como Igreja. Foi no dia 04 de Fevereiro de 1940 que a Congregação Filadélfia organiza-se em Igreja e passa a ser denominada Igreja Presbiteriana Filadélfia, sendo transferida para a Rua Rui Barbosa n° 81, sob o pastorado do Reverendo Antônio Marques da Fonseca Jr. Em um breve espaço de tempo a Igreja passa a reunir-se à Rua Nogueira Padilha n° 192 e, em junho de 1956, transfere-se para nossa sede atual, na Avenida São Paulo n° 379. E em 1967, na noite de natal, o novo templo é consagrado sob o pastorado do saudoso servo do Senhor, Reverendo Abimael de Campos Vieira, e a ministração da Palavra ficou sob a responsabilidade do Reverendo Boanerges Ribeiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Faziam parte do Conselho, neste ano, os presbíteros: Amós Amaral, Daniel de Oliveira, Asael Furquim de Arruda, Bento de Assis Pontes, Norberto Francisco Vieira e Alcindo do Prado. Faziam parte da Junta Diaconal: Benedito Paes de Almeida, Alcides Soares. Oswaldo Rodrigues, Samuel do Prado, Joaquim Rodrigues de Campos, Daniel Soares de Carvalho, Avelino Morbioli, Eugênio Carlos de Campos e Antônio Beraldo Rosa. Neste dia da consagração da construção do novo templo, a Igreja expressou: "Ouvi a tua oração e tua súplica, que fizeste em minha presença: Eu santifiquei esta casa que me edificaste, para nela estabelecer para sempre o meu nome e nela estarão sempre os meus olhos e o meu coração". Hoje esta oração tem sido o norte para nossa comunidade. Podemos nos espelhar nos servos do passado que construíram com galhardia o sonho de ser uma igreja que faça diferença para os nossos dias na região de Sorocaba. Nesta direção, louvamos a Deus por ter acrescentado "dia a dia os que estão sendo salvos".
Atualmente, nossa comunidade é uma Igreja em Células que, além da Sede possui mais três congregações em: Mairinque, Jardim Monteiro e Éden. Temos mais de 100 células com previsão de multiplicação para abril próximo. O seu corpo pastoral é composto de: cinco pastores, uma missionária local, e apoio a uma missionária, filha da nossa igreja, em Huelva, na Espanha, um evangelista e um aspirante ao ministério. Nossa comunidade tem hoje, cerca de 1.200 membros entre maiores e menores. Possui uma vasta rede de ministérios. Sendo assim, podemos afirmar, com grande satisfação, que em meio às agruras da vida cristã, o que está acontecendo hoje na nossa comunidade em termos de movimento de Deus não é algo pontual. Mas sim, a extensão do mover de Deus ao longo da história da IP Filadélfia de Sorocaba. Pr Francisco Chaves dos Santos"

Bento de Assis Pontes: Um dos presbíteros
integrantes do Conselho da IP Filadélfia
em 25-12-1967 quando foi consagrado o
templo 1. Ele está com 97 anos de idade
e tem 70 anos de presbiterato. Atualmente
frequenta a Congregação Presbiterial
do bairro João Romão em Sorocaba.

FOTOS: Revista Comemorativa 70 Anos 

As fotos que se seguem são da Revista Comemorativa dos 70 Anos da Igreja Presbiteriana Filadélfia, a qual foi lançada como parte dos festejos que aconteceram para marcar a efeméride.







 

 





 



ATUALIDADES DA IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA DE SOROCABA

As informações que fazem parte deste segmento foram coletadas no site oficial da Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba: http://www.ipfiladelfia.com.br/

LIDERANÇA:

Pr.. Franciisco Chaves dos Santos
Pastor Titular

 Casado com Losângela Garcia Santos, pai de Lucas e Thomás.

Formado em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas-SP, 

Bacharel e Licenciado em Filosofia  pela Universidade de Sorocaba e Letras 
pela Universidade Federal do Acre. É pastor titular da Igreja Presbiteriana
 Filadélfia de Sorocaba há 13 anos, Colaborador da Comissão Nacional de 
Evangelização da IPB e Instrutor do Ministério Igreja em Células. 
 Desenvolve Ministério de Implantação e Revitalização de Igrejas 
 a partir de Pequenos Grupos.

Pr. Anderson Farias Luiz
Pastor Auxiliar

Nascido em Barueri-SP. Casado com Monique Amorim Farias, Formado em teologia pela Faculdade Sul Brasileira em Vargem Grande Paulista – SP e especializado em Liderança de Jovens pelo Seminário Servos de Cristo. Ordenado em 2008 pelo Presbitério Leste Sorocabano. É Pastor de Jovens na IP Filadélfia de Sorocaba (SEDE), Onde trabalha com Células de Jovens e a Rede Jovem um trabalho direcionado para os jovens. 


Pr. Ely Barbosa de Oliveira
Pastor Auxiliar

 Natural de São Paulo-SP, casado com Lidia Mª Andrade de Oliveira, pai de Sarah.
 Bacharel em Teologia pela UNIFIL – Universidade de Londrina-PR; Bacharel em Comunicação Social em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Sorocaba-SP; Pós-graduado em Comunicação para o Terceiro Setor pela Anhanguera Educacional – Valinhos-SP; Especialização em Liderança de Jovens pelo Seminário Servos de Cristo - 
São Paulo-SP. É pastor do Ministério Jovens Mais, responsável pela Comunicação 
da IPF e Líder de Área da Rede de Células.

Pr. Amaury Vassão Filgueras
Pastor Congr. Mairinque


Pr. Amauri Vassão Filgueiras, 51 anos, é pastor presbiteriano formado pelo Seminário Presbiteriano do Sul. Ao pastoreio de igrejas tem agregado experiências como missionário (MEAP – Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores) e mobilizador de evangelismo local e missões. Atualmente é Diretor Executivo da agência missionária PIONEIROS (Pioneers International) tendo recém assumido o pastoreio da Congregação Presbiteriana Filadélfia em Mairinque, SP. É casado com Wilsamara e pai de Guilherme (15), Débora (13) e Giovanna (9).

Pr. Ezoil Paniágua Benitez
Pastor Auxiliar

(Os dados do Pr. Ezoil ainda não estão disponibilizados)



Pr. Aleksandro de Magalhães
Pastor Auxiliar

(Os dados do pastor Aleksandro ainda não estão disponibilizados)



Evangelista:
Anésio Biasoto

Casado há 24 anos com Valdirene Cau Biasoto, pai de Thaís Cau Biasoto e Beatriz Cau Biasoto, membro da IP Filadélfia desde 2006 , Presbítero e Evangelista da Congregação do Jardim Monteiro. Bacharelando em Teologia pela Instituto Filadélfia de Londrina (UNIFIL).

Missionários:



Clailson Ferreira Macedo

Natural de Duque de Caxias, RJ. Casado com Jussilei Cristina Ferreira Macedo, pai de 2 filhos, Cleiton Pereira Macedo e Maria Luiza Ferreira Macedo. Graduado em teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia - Seminário Unido, FETSU. Há 5 residindo em Sorocaba, membro da IP Filadélfia de Sorocaba


Edilene Mendes

Filha da IP Filadélfia, é missionária em Huelva (Espanha)


Rosany dos Reis Oliveira

Casada com Abner Weishaupt de Oliveira, tem  2 filhos (Regiane e Rafael.)
É professora, ama trabalhar com crianças e pré-adolescentes e há 20 
anos trabalha com ministério infantil. Seu objetivo com as crinças e 
 pré-adolescentes é leva-los a uma vida de adoração verdadeira a Deus,
 e através do seu crescimento espiritual influenciar muitas gerações.

Conselho:

Abner Weishaupt de Oliveira
Alessandro Molina
Anésio Biasoto
Claudio Pereira de Miranda
Edilson Mendes
Gedeone Mendes de Oliveira
Luciano de Menezes 
Oswaldo Vicente Júnior
Paulo Sergio Germano
Pedro Pereira dos Santos
Roberto Silva
Rubens Guilherme Borghi
Simeão Ladeira Filho
Vagner da Silva Soares

Junta Diaconal: 

Alessandro Molina
André Batista de Souza (Neston)
Antonio Carlos Pinto
Ayrton Hércules
Azarias Furquim Arruda
Carlos Augusto Rabello
César Tadeu
João Batista Cravo
Pedro Batista de Souza
Eli Paes de Almeida
Guilherme Borghe
João Roberto Sanches
Jonatan Ferrari da Silva
José Elisio de Oliveira (Zezinho)
José Roberto Diniz
Luciano de Meneses
Demétrio Aleksandro de S. Medeiros
Marcelo Teixeira
Marco Aurélio Meneguelli
Reginaldo Martins
Reginaldo Ferreira
Reginaldo Silva
Ricardo Silveira Leite
Ronald Martins Ferreira (Mairinque)
Virgilio Fernandes Ferreira (Mairinque)
Alceu Cândido (Éden)
Getúlio Leão (Éden)
Oscar Angelini (Mairinque)
Adalberto da Silva (Catito) - Jardim Monteiro  

UMA IGREJA EM CÉLULAS


O que é uma igreja em células?
Com a palavra célula, nos referimos a Igreja de Cristo reunida em uma casa, em nome de Cristo, mesmo que sejam dois ou três, adorando a Deus, edificando-se no temor do Espírito Santo, aplicando a Palavra de Deus às suas vidas, planejando, orando e trabalhando para a salvação dos perdidos. Vida em comunidade significa que a igreja não é um programa, não é um templo, mas sim uma "rede" de relacionamentos saudáveis e encorajadores na família de Deus. É preciso viver na interdependência uns dos outros, amando e servindo uns aos outros. A célula, a igreja na casa, é a maneira prática criada por Deus para se viver em relacionamento uns com os outros; a maneira prática de ser Igreja de Cristo. Precisamos viver de acordo com os valores e princípios cristãos estabelecidos por Deus. Precisamos voltar para a Palavra de Deus – a fonte legítima de todos os valores. Deus vive em comunidade (Pai, Filho e Espírito Santo) e a Igreja deve ser o reflexo dessa Comunidade Divina, pois, afinal, somos imagem e semelhança de Deus.

Pr. Francisco Chaves dos Santos
Entendendo o termo "Célula"
Na biologia, a célula é a estrutura básica e fundamental de qualquer ser vivente. Todo organismo vivo é composto por milhares de células que contém individualmente todas as informações genéticas daquele corpo (DNA).
Isso significa que através de uma única célula, podemos conhecer praticamente todas as características e identidade daquele corpo. Pelo fato de estarem constantemente se multiplicando, são elas as responsáveis pelo crescimento e manutenção da vida no corpo. Um bebê tem seu início em uma pequena célula no útero da mãe, então ela cresce e se multiplica em duas células. Essas duas células transformam-se em quatro, as quatro em oito, as oito em dezesseis e assim por diante. Uma célula transforma-se em um corpo humano, cheio de vida e maravilhoso! Utilizando essa analogia para o "Corpo de Cristo", podemos dizer que uma "célula" nada mais é do que uma pequena estrutura bem definida, formada por um grupo limitado de pessoas (oito a quinze) que formam uma comunidade para experimentar o amor de Deus, para crescer no relacionamento com os outros e para alcançar os incrédulos. A célula apóia cada membro com oração, encorajamento e visão pelos perdidos para mantê-los crescendo em Cristo. A presença de Jesus no centro da reunião é a força do grupo. Ele é o único que pode oferecer o poder e a visão para caminhar uma vida cristã. Quando a célula se encontra para a edificação, o foco está em experimentar Jesus em cada parte do encontro.
Células são tanto para edificação como para evangelismo. Se uma célula não traz visitantes, não cresce e não se multiplica, ela se tornará um grupo apenas voltado para o egoísmo, enfadando-se até morrer. Se uma célula não pastorear e edificar as pessoas, não desenvolverá liderança, não formará um caráter aprovado nas pessoas e as pessoas eventualmente cairão em sua caminhada com o Senhor (ou eles irão para algum lugar em que podem ser supridos). O grupo deve focalizar-se tanto em edificar uns aos outros, como investir, orar e alcançar os perdidos. As Células reúnem-se semanalmente em lugares e horários variados, num ambiente o mais informal possível. É ali que você poderá crescer espiritualmente e se sentir parte de tudo o que Deus está fazendo em nossa comunidade. Diferente do movimento de Igrejas nas casas, as células são parte de um todo. As células não são independentes, mas interdependentes umas das outras. Muitas células se encontram formando uma congregação para terem uma celebração semanal em conjunto. Uma congregação é uma extensão das células e não funciona sem as células. Desse modo, o pastoreio dos membros é feito pelo líder de célula, que é responsável por um grupo pequeno de pessoas, e não pelo pastor da igreja, que pode ser o responsável por centenas ou até milhares de pessoas.


SEMINÁRIO TEOLÓGICO 
 
     
  Na Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba funciona um curso de Teologia. A seguir, transvrevemos as informações que colhemos no site da igreja:

"O Curso de Teologia é um curso livre oferecido pelo Seminário Teológico Filadélfia, que tem o objetivo de abençoar a Igreja do Senhor Jesus Cristo, através da capacitação pastoral e teológica.
Duração::
O tempo mínimo para o cumprimento do programa é de 3 anos.
O curso atende as exigências da portaria do MEC que regulamenta
o processo de complementação teológica dos cursos livres de Teologia.
Investimento:
O custo anual do curso poderá ser dividido em 12 parcelas de R$210,00.
Matrícula: R$ 100,00:
Período Fevereiro a Dezembro
Aulas: Dois sábados por mês. das 8h as 18h.
Grade Curricular:
O conteúdo do curso possui quatro áreas fundamentais:
Teologia Exegética (Antigo Testamento e Novo Testamento),
Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática.
Documentos:
Diploma Ensino Fundamental
2 Fotos 3×4, Comprovante de Residência, RG, CPF.
Informações para Inscrição: Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba-SP
Av. São Paulo, 379 - Além Ponte.
Secretaria da IP Filadélfia (15) 3227.6818 / 9604.4351
R. Tobias Barreto, 101 - Além Ponte
Coordenação Pedagógica
Pr Ezoil Paniagua Benites – (15) 9604.4466
Coordenação Administrativa
Pr Anderson Farias Luiz – (15) 9604.6629
Pr Ely Barbosa de Oliveira – (15) 9604.4415

 
ESCOLA BÍBLICA

        A Igreja Presbiteriana Filadélfia mantém sua Escola Bíblica. A seguir transcrevemos trecho referente ao assunto,copiando-o do site oficial da igreja:


"Por que temos uma Escola Bíblica:


A Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Filadélfia está concatenada com a visão geral do Pastor e do Conselho, considerando que a comunidade também possui a visão da expansão do reino de Deus de forma holística, isto é, em todas as áreas da existência humana. Porque a tanto a liderança quanto os membros entendem que é visão bíblica que atua sobre o crescimento imergiu de uma paixão renovada por desejarmos profundamente obedecer ao mandato da Grande Comissão. É esta paixão que nos motiva a agirmos, porque entendemos também que a paixão é o combustível que leva a igreja a crescer. Uma vez que a igreja tem renovado a sua paixão a cada culto comunitário, a cada reunião de célula, a cada reunião de estudo das Sagradas Escrituras. Porque sabemos que essa paixão renasce quando há um encontro autentico com o Deus vivo. Quando desejamos conhecer mais e mais a Deus e também quando desejamos ser conhecidos por Ele, agindo assim compartilhamos a Sua paixão de levar os perdidos a colocar nEle a sua fé; resultando daí que "o crescimento da igreja é autêntico, por ser abastecido pela paixão de ver a Grande Comissão cumprida"....

 Foto-montagem da Escola Bíblica da IP Filadélfia
(Rede Infantil)

MINISTÉRIOS:

        A IP Filadélfia mantém os seguintes Ministérios:

REDE TEEN:(conteúdo indisponivel)

REDE JOVEM

O que é a REDE JOVEM?

"O Senhor tem levantado uma geração de Jovens adoradores;
Um povo que tem sede de buscar a Deus com toda intensidade;
Jovens que estão dispostos a não relativizar os absolutos de Deus;
Somos uma geração diferente nesse mundo indiferente;
Uma geração que tem a adoração e o louvor como estilo de vida;
Uma geração que ama evangelizar;
Nos vivemos na contramão do sistema, queremos e vamos fazer a diferença!
Somos jovens que estamos em célula vivendo nas quatro estações!
Venha fazer parte dessa Rede Jovem!"



JOVENS MAIS: (foto ilustração) 




REDE ALIANÇA:


Preparar, fortalecer e restaurar os relacionamentos conjugais e a vida familiar, para que vivamos segundo o propósito e a aliança de Deus.

NOSSO OBJETIVO

Levar nossas famílias a viverem segundo o padrão de Deus e serem testemunhas vivas de Jesus Cristo, influenciando seu ambiente de convivio, sendo referencial em seu lugar de habitação e servindo de apoio às familias e à sociedade
Parceria com a Universidade da Família - UDF
Fortalecendo Integralmente a Vida Familiar do Povo de Deus"

 
PRINCIPAIS ATIVIDADES

Encontros Mensais Todo 1° Sábado de Cada Mês com Palestras e Atividades voltadas para o crescimento espiritual da família
Treinamentos Intensivos Especiais em Finais de Semana para Preparar ainda melhor nossas famílias para os desafios de nossa geração
Cursos Temáticos em pequenos grupos durante a semana para ministração dos propósitos de Deus para toda a Família
Encontro de Casais para fortalecermos ainda mais nossos relacionamentos conjugais e nossa vida familiar
Preparação de Líderes para o Ministério com Famílias
Mais Informações na Secretaria de nossa Igreja:
Tel.: 15 3227-6818




REDE ADORAÇÃO:
  "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4.24
O ministério de adoração tem como propósito levar a igreja a uma adoração verdadeira e genuína. Entendemos que adoração vai muito além da música, pois requer de nós sacrifício, compromisso, responsabilidade, estilo de vida baseada na palavra de Deus.
Deus tem nos agraciado com recursos e apoio da liderança da igreja possibilitando desenvolver um projeto para aprimorar espiritualmente e tecnicamente os músicos para as ministrações.
Neste projeto contamos com o Pastor Titular responsável pelo acompanhamento espiritual dos ministros e integrantes e uma equipe responsável pelo preparo técnico instrumental e vocal e administrativo. Como suporte temos a oficina de música que tem preparado adolescentes, jovens e adultos na formação básica e aprimoramento técnico.
O ministério de adoração Filadélfia é composto por todos os envolvidos com música na igreja, onde que cada formação atende seus respectivos ministérios, bem como os cultos de celebração".

 
  REDE GESTÃO: (Conteúdo indisponivel)

        
 OFICINA DE MÚSICA. Eis a estrutura da mesma:

 O Preparo
 

"A obra de DEUS não é feita somente por pessoas bem intencionadas, mas por pessoas bem intencionadas e preparadas. A palavra de DEUS nos ensina a não fazermos a obra do Senhor relaxadamente (Jer. 48:10), mas com esmero e dedicação. Sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor (I Cor. 15:58). Assim como todas as frentes ministeriais da igreja necessitam de homens capacitados, pessoas cujo compromisso é com a qualidade daquilo que é transmitido, assim, da mesma forma, o ministério de adoração necessita de pessoas capacitadas musicalmente e espiritualmente. A Escola de adoração e serviço Filadélfia vem com esta proposta: De trazer sustentação bíblica, espiritualidade, e ao mesmo tempo embasamento prático/teórico de música, não só a integrantes dos ministérios de adoração, mas a toda e qualquer pessoa que deseja aprender. Portanto, a palavra é: "Equilíbrio". Um ministério equilibrado, que usa os dons espirituais com responssabilidade, terá com toda certeza, maior êxito nos propósitos de DEUS e da comunidade. Eu posso ter uma espada muito bem forjada e perfeitamente afiada, mas de nada me valerá, se não tiver a destreza para empunha-la. Por outro lado, de nada me adiantará ser um exímio esgrimista, se não tiver um coração piedoso. Desta forma, o que verdadeiramente queremos com o Instituto teológico de adoração, é formar músicos preparados, com um coração pré-disposto a servir e obedecer o chamado do amado mestre.
Investimento
R$ 80,00 (Oitenta reais) mensais.
Duração
O curso terá duração de 2 anos.
Componente Curricular
• Teoria 1, 2, 3
• Rítmica 1, 2
• Harmonia 1
• Prática instrumental
• Teologia básica - no sentido mais amplo, conhecendo a Bíblia como um todo.
• Teologia prática - com enfoque na adoração em suas várias esferas.
Público Alvo
O povo evangélico em geral.
Resultados
Uma igreja bem suprida de músicos adoradores, com uma visão definida e equilibrada com respeito às várias frentes ministeriais (células, rede jovem, evangelismo, escola bíblica, cultos de oração e etc).
Professores
A Oficina de música Filadélfia é composta por professores profissionais, com vasta experiência acadêmica e prática.
Cada um, dentro de sua área, transmitirá, através de métodos tradicionais e contemporâneos, seus conhecimentos e vivência musicais."


 Alexandre Cunha - Coordenador

 Conservatório Rogério Koury-Souza Lima - MPB/JAZZ. Músico profissional há 10 anos com ampla experiência acadêmica e metodológica. Estudou com mestres renomados como: Lupa Santiago / Berklee - História e evolução do jazz, Bob Witt / Berklee - Prática de banda e repertório, Cisão Machado / Berklee - Linguagem da música brasileira, Guilherme Ribeiro / Berklee - Contra-ponto. Desenvolve um trabalho específico de composição e arranjo para pequenos e grandes grupos e faz parte da liderança musical da Rede de Adoração da IP Filadélfia.


 Márcio Palla - Guitarra

 
 Berklee College-EUA - JAZZ/BLUES. Iniciou seus estudos no Conservatório Vila Lobos em São José do Rio Preto. Depois de algum tempo, transferiu-se para o Conservatório de Tatuí dando sequência aos seus estudos. Não muito depois, matriculou-se na Berklee College of Music, onde estudou com renomados mestres como: Thomo Fujita e Michael Willians.




Fúvio Moraes - Bateria

 
Conservatório de Música de Tatuí MPB/JAZZ. Baterista desde os 15 anos. Iniciou seus sua carreira logo cedo, mostrando versatilidade e disciplina nos estudos. Apesar de sua formação ser do MPB/JAZZ, toca com fluência outro estilos como: Rock, fusion, blues e outros. Integrante da Orquestra de Música Brasileira-Vintena e também da Big Jazz Band do Conservatório de Tatuí.



 Marcos Crisósimo - Canto, Teclado e Trompete

 Faculdade de Música de São Vicente-SP. Sólida carreira musical sedimentada no estudo e na pesquisa os principais estilos musicais. Ao longo dos anos vem ajuntado experiências em sua vitoriosa trajetória acadêmica. Realiza um trabalho específico no estudo da voz e improvisação. Integrante há vários anos da Orquestra de Música Brasileira-Vintena, onde participa de inúmeros projetos, sendo um deles a gravação de seu mais recente 



 
Visão S.A.L.M.O.S.

Servir
Amar
Libertar
Ministrar através da música
Obedecer
Ser santo

 O templo 1 da IP Filadélfia de Sorocaba

 Celebração no templo 1


Templo 2 da IP Filadélfia de Sorocaba


Celebração no templo 2


 
 Edifício de Educação Cristã


Coral Filadélfia


Escola Bíblica


Escola bíblica (2)


Escola bíblica (3)


Escola bíblica (4)


Ministério de Louvor



Louvor juvenil


 
FOTOS DOS EX PASTORES (álbum do autor)

 
Rev. Henrique de Oliveira Camargo

Rev. Abimael de Campos Vieira

Rev. Moisés Martins de Aguiar

Rev. Celso Pedroso Fontão

 
Rev. Eliel Fausto Botelho

 
 Rev. Ismael Andrade Leandro

 Rev. David de Campos Germano


Rev. Waldomiro N. da Fonseca Júnior

Rev. Alexandre Santos Oliveira



 


AS FOTOS QUE SE SEGUEM FORAM POSTADAS PELO 
IRMÃO TERCIO PRESTES JUNIOR, MEMBRO DA IP FILADÉLFIA NA REDE SOCIAL FACEBOOK E GENTILMENTE CEDIDAS PARA ESTA POSTAGEM.
NOSSA GRATIDÃO AO IRMÃO





ACERVO FOTOGRÁFICO 

1 - Fotos Mais Antigas






Nesta foto temos: Fila ao alto, da esquerda para a direita: 1 - 
Não identificado; 2 - Urias Cordeiro de Lima; 3 - Sr. Brasílio; 
4 - Benedito Paes de Almeida; 5 - Amós Amaral; 6 - José de
Oliveira; 7 - Daniel de Oliveira. 8 - Beraldo Rosa. Fila de baixo:
1 - Eugênio Carlos de Campos; 2 - Dervile de Souza; 
3 - Eugênio Cleto da Silva; 4 - José Navarro; 
 5 - Alcindo do Prado; 6 - Samuel do Prado

Na foto vemos: Fila superior, da esqujerda para a direita:
 1 - Amós Amaral; 2 - Santos Pedroso Fontão; 
3 - Rev. Abimael de Campos Vieira; 4 - Elisur Sewaibriker;
 5 - Raul de Oliveira, 6 - Avelino Morbioli.Fila inferior:
1 -  Waldomiro Soares; 2 - Gebardo Costa Veloso:
3 - Daniel de Oliveira. 4 - João Luiz Prestes; 
5 - Levi de Oliveira.

 
  

 Fotos de 1990 (Cinquentenário)


























3 - Coral Filadélfia


























4 - "HORA NONA"






































5 - TERÇA DA RENOVAÇÃO


























6 - MINISTÉRIO DA RESTAURAÇÃO




































VÍDEOS





 SOBRE O AUTOR:

  NOSSA HISTÓRIA NA FILADÉLFIA

         Existem duas maneiras de conhecer os fatos históricos de uma comunidade para que se possa escrever sobre ela: uma é vivenciando sua história; a outra é pesquisando. Tenho feito ambas, pois fui membro da Filadélfia de 1961 a 1965 e nunca perdi o contato com a igreja, tendo hoje filho, nora, filha, genro, e neta como membros na igreja. Sempre que possível, eu e minha esposa estamos lá com os irmãos cultuando nosso Deus.
 

Quando digo que fui membro da IP Filadélfia de 1961 a 1965 é porque morava em Alumínio e me tornei membro por batismo e profissão de fé em 31-12-1961 e lá funcionava a Congregação Presbiteriana Filadélfia de Alumínio. O pastor era o Rev. Abimael de Campos Vieira. Nessa igreja fui eleito diácono em março de 1965 e presbítero em março de 1975.
Por sua vez a jovem Claudineide de Freitas Marra era membro comungante na sede em Sorocaba desde 
 1961.


 Conhecemos-nos quando o Coral Filadélfia foi cantar em Alumínio em maio de 1964 e nos casamos em 15-05-1965 em cerimônia conduzida pelo Reverendo Abimael de Campos Vieira (pastor dela na Filadélfia) e Reverendo Moisés Martins Aguiar (meu pastor em Alumínio) – a igreja se organizara em março de 1965.
 
Nosso casamento foi feito onde a Filadélfia realizava os cultos e depois se tornou salão social. Os móveis do novo templo estavam empilhados e aparecem numa das fotos. Aliás temos o álbum e as fotos porque o diácono Takashi Kaneda  e sua esposa Ruth nos presentearam com esse mimo que se tornou de um valor inestimável.     

Rev. Abimael celebrando nosso casamento  

Ao fundo podem ser vistos os móveis do templo em 
 construção ainda empilhados

 
Coral Filadélfia - 15-05-1965
Regente: Joaquim Rodrigues. Organista: Professora Dulce Pacheco
(Álbum de Claudineide Marra Ribeiro)

"NOSSOS HERDEIROS NA FILADÉLFIA"

 Ministério de Louvor da IP Filadélfia com 
a participação do filho Artur Ribeiro e nora 
Catarina Victorino Silva Ribeiro

Flávia, Willy e Isabella, nossos filhos,
 membros da Filadélfia

 Nosso primogênito Wilson Cláudio e família
Foram membros da Filadélfia entre 1992 e 2000
(a pequenina no colo é a sobrinha Isabella)

Nossa filha Eliane com o marido Luiz Rodolfo e a
filha Mariana, membros da Filadélfia de 
1994 a  2008


NOSSA HOMENAGEM

Ao pastor Francisco Chaves dos Santos,
homem de Deus. Nos últimos quinze anos
coube a ele pastorear a IP Filadélfia de Sorocaba
e ele o fez com todo empenho. Hoje a Filadélfia
é a maior das igrejas presbiterianas da região
de Sorocaba. O trabalho é vibrante e eficaz.
A Deus toda a glória.

NOTA SOBRE O AUTOR 


O Presb. Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado e pedagogo. É casado há 47 anos com a professora Claudineide Marra Ribeiro. Atualmente é presbítero no Conselho da Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. 
Entre outras, tem publicado neste blog as postagens:

- Primórdios do Presbiterianismo em Sorocaba:http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/primordios-do-presbiterianismo-em.html

- História da Igreja Presbiteriana de Araçoiaba da Serra:http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/historia-da-igreja-presbiteriana-de.html

- História da Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba:
 http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/09/hiistoria-da-igreja-presbiteriana-rocha.html

- O Presbiterianismo em Alumínio: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/o-presbiterianismo-em-aluminio_594.html

- O Presbiterianismo em Mairinque: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2011/03/o-presbiterianismo-em-mairinque.html

- Pequena História do Município de Alumínio: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/12/pequena-historia-do-municipio-de.html

- Pequena História do Município de Mairinque: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/05/pequena-historia-do-municipio-de.html

5 comentários:

  1. Mais um trabalho que une conteúdo e visual agradável...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO, WILSON CLAUDIO RIBEIRO. A DEUS TODA A GLÓRIA.

    ResponderExcluir
  3. Pb. Wilson, excelente trabalho. A história da IP Filadélfia deve sempre ser contada e lembrada, como testemunho vivo na obra da evangelização; de geração em geração, até a volta do Senhor Jesus.

    Abs: Cadu

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente artigo, Seu Wilson!!
    Saudades de todos!
    Deus abençoe!

    Pastor Ely Barbosa

    ResponderExcluir
  5. Pastor Ely Barbosa de Oliveira:Obrigado pelo seu comentário. O irmão faz parte dessa bela História. Que Deus o abençoe na nova fase da vida pastoral.

    ResponderExcluir