quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONJUNTO VENCEDORES POR CRISTO - UM POUCO DE SUA HISTÓRIA



APRESENTAÇÃO



      Como me auto defini no meu perfil no Blog do Ribeiro (www.wilson-ribeiro.blogspot.com), sou um historiador por diletantismo. E foi assim que escrevi como o presbiterianismo se desenvolveu em Sorocaba e em algumas cidades próximas dela.
      Dia destes estava matutando no que poderia fazer para continuar o trabalho nessa linha – falando sobre primórdios de alguma coisa relacionada ao povo presbiteriano e veio-me a mente isto: - vou falar um pouco sobre o conjunto Vencedores por Cristo.
      Na verdade, a tarefa estava bastante facilitada, uma vez que somos (minha mulher e eu) quase que contemporâneos de vários integrantes do conjunto nas suas primeiras formações. Também porque dna. Claudineide Marra, minha esposa, irmã e fanzoca do mano Cláudio Marra, preservou com muito zelo os primeiros compactos duplos gravados, os quais temos guardados até hoje, de onde digitalizei as fotos que ora são postadas.
      É mistér dizer ainda que temos também um toca discos dos anos setenta, no qual ouvimos os disquinhos desse pessoal que, de certa forma, revolucionou a música sacra no final dos anos sessenta.




OS PRIMÓRDIOS



      Na contracapa do primeiro vinil gravado por Vencedores, vamos encontrar de forma sucinta a descrição da origem do conjunto, nomes dos integrantes e os nomes das músicas que foram gravadas.
      A fim de manter a integralidade da redação na forma gramatical da época, digitalizamos a capa, a qual vai estampada logo após estas informações.





A CAPA DO PRIMEIRO DISCO

A CONTRACAPA COM AS INFORMAÇÕES


INTEGRANTES DO CONJUNTO



      Fizeram parte de vencedores por Cristo nesse primeiro momento: Aluizio Marcelino, Anabel Bravo, Claudio Antonio Batista Marra, Judth Kemp, Kathy Shurtz, Loide do Amaral, Lucila Bonilha de Moraes, Ludgero Bonilha Moraes, Magaly Azevedo, Marcia da Rocha Gonçalves, Osiander Shaff da Silva, Roberto M. Gonçalves, William Keyes, Wilson do Amaral Filho, Ari Veloso da Silva (Pregador), Bárbara Kemp (Pianista) e Jaime Kemp (Diretor).A seguir, fotos deles, não na ordem relacionada.






























    

          No segundo disco, mantendo quase a mesma formação original, Vencedores gravou estas canções: Satisfação, Oh, Quanto Amo a Cristo, Por Onde me Conduzir, A Paz do Céu e Sei que Jesus Vai por Onde Eu Andar.
         Nesse compacto foi gravada a música Sou o Rapaz David pelo Quarteto Triunfo, integrado pelos jovens Cláudio Antonio Batista Marra, Gerson do Amaral, Loide do Amaral e Wilson do Amaral Filho.






A CONTRACAPA DO SEGUNDO DISCO

     

          Em julho de 1970 o grupo deixou a capital paulista para uma visita às regiões de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba.
         É dessa época a gravação do disco que traz as seguintes faixas: Quão Maravilhoso, Paz Como Um Rio, Roll Jordan Roll, Ontem, Hoje e Amanhã e O Seu Olhar.








CAPA E CONTRACAPA DO TERCEIRO COMPACTO



       Já com sua equipe número seis, Vencedores por Cristo gravou um LP com oito canções e as músicas foram estas: Fale do Amor, Vou Proclamar ao Mundo, Nas Estrelas, Quero Transmitir, Ninguém O Quis, Nova Vida, Linda Canção, Existe Um Lugar, Na Estrada ao Léu, Terra Sem Lágrimas, Um Bom Lugar e Vida Vazia.
      Na capa, uma foto de crianças vitimadas pela guerra e a fome atroz no continente africano e na contracapa, o conjunto pode ser visto na frente do prédio do Congresso Nacional em Brasília.
     





CAPA DO QUARTO ÁLBUM: O PRIMEIRO LP

  

 .CONCLUSÃO


         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação. 


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil e membro da Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com









VÍDEOS DE ALGUMAS CANÇÕES DOS PRIMEIROS DISCOS DE VENCEDORES POR CRISTO E DE OUTROS CONJUNTOS QUE INTERPRETARAM SUAS MÚSICAS (Fonte: Youtube)















9 comentários:

  1. QUE LEGAL!
    WILSON....JÁ VIU QUE SUA OBRA PARA CRISTO ESTÁ APENAS COMEÇANDO! ATÉ AGORA FOI APENAS ENSAIO E PREPARAÇÃO.
    VEJA O QUE DEUS TE DEU PARA FAZER!
    POIS VÁ FUNDO E ARRANQUE OS ARQUIVOS.
    VOCE TEM ACESSO AOS IRMÃOS EM VÁRIAS IGREJAS QUE TERÃO IMENSO PRAZER EM COLABORAR.
    ASSIM COMO ESTA LINDA HISTÓRIA DOS VENCEDORES POR CRISTO, TEM MUITAS OUTRAS A SEREM PUBLICADAS.
    MAS FALTA COLOCAR AQUI AS GRAVAÇÕES DOS DISCOS!
    É SÓ COLOCAR NO VELHO TOCA DISCOS E GRAVAR COM A PRÓRPIA CAMERA DO PC!!!!
    AGUARDAMOS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, fiquei entusiasmado com a história dos Vencedores por Cristo relatada sucintamente por você. Concordo com Gerson de que esse trabalho tem um potencial incrível.

    Peço a Deus que lhe dê fôlego para persistir nesse objetivo.

    abraço

    Luciano.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa. Como disse o Gerson acima, eu também gostaria de ouvir novamente essas canções que marcaram minha infância. Ontem estive tentando me lembrar da letra do cântico Ninguém o quis, do LP Fale do amor, mas não consegui. O nosso Lp estragou nas enchentes, quando morávamos em MG há muitos anos atrás. Grande abraço. Cleide

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Como disse o Gerson acima, eu também gostaria de ouvir novamente essas canções que marcaram minha infância. Ontem estive tentando me lembrar da letra do cântico Ninguém o quis, do LP Fale do amor, mas não consegui. O nosso Lp estragou nas enchentes, quando morávamos em MG há muitos anos atrás. Grande abraço. Cleide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cleide: Vi hoje teu comentário. Obrigado pela visualização e pelo carinhoso comentário. Temos o disco em nossa casa. Meu filho disse que no You Tube também tem. Abraço.

      Excluir
  5. É irmãos, não ouviremos mais, aqui na terra, verdadeiros louvores como esses. Infelizmente os "levitas" de hoje são vendidos por preços absurdamente imorais para dizerem que vão louvar a Deus, é triste observar como o mundo contaminou a muitos na igreja, dá saudades muitas desse grupos e de outros que louvavam realmente a Deus de coração, e as igrejas, por vontade própria, levantavam ofertas para ajudar no ministério, hoje é só gritos, fama, pulos, dinheiro e shows deixando de fora o digno de ser louvado. Deus tenha misericórdia.

    ResponderExcluir
  6. Parabens Wilson por essa homenagem e pelo bom gosto.

    ResponderExcluir
  7. O senhor que dizer se ainda tem algum membro fundador fazendo parte do Conjunto Vencedores Por Cristo? Creio que não, até porque alguns faleceram e os que estão vivos se aproximam dos 70 anos de idade, como os Reverendos Claudio Marra, Wilson do Amaral Filho, Ludgero Moraes Filho e Osiander Shaf da Silva.

    ResponderExcluir